Prevenção contra assédio eleitoral: TRE-TO promove capacitação voltada aos servidores e colaboradores
A capacitação "Ações relacionadas ao Assédio Eleitoral" foi realizada nesta terça-feira, 30.

Com o propósito de resguardar a integridade e transparência nos processos eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou nesta terça-feira, 30, uma capacitação sobre "Ações relacionadas ao Assédio Eleitoral". A abertura da ação foi conduzida pelo ouvidor Regional Eleitoral, ouvidor das Mulheres+ e coordenador geral dos programas permanentes do TRE-TO, juiz José Maria Lima.
“Esta é uma oportunidade imperdível para todos os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral aprimorarem suas habilidades e conhecimentos no que diz respeito ao reconhecimento, prevenção e tratamento de situações de assédio eleitoral”, afirmou o magistrado.
Promovida pela Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE/TO), a capacitação teve início às 10h, por meio da plataforma Google Meet, onde participaram colaboradoras, colaboradores, servidoras e servidores do TRE-TO. A iniciativa foi ministrada pelo instrutor e servidor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Elder Maia Goltzman, que abordou conhecimentos fundamentais para identificar, prevenir e lidar com situações de assédio durante o período eleitoral.
Para o servidor do TRE-SP, Elder Goltzman, o cidadão precisa estar atento às diversas formas e práticas de assédio, que algumas vezes acontecem mesmo sem intenção, além de conscientizar-se tanto nas falas como nas ações. “O assédio eleitoral independe da intencionalidade, às vezes a pessoa pode não ter feito de mal, mas fez. Uma conduta preconceituosa, racista, homofóbica, misógina, independe da intenção de quem praticou”, afirmou.
Objetivo Estratégico:
7- Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)
#ParaTodosVerem: A imagem mostra uma reunião online realizada pela plataforma Meet, onde uma pessoa está apresentando um slide na tela.