+Mulher +Democracia debate inclusão da mulher na política em Pedro Afonso
Ação atraiu população local e de outros municípios vizinhos
Com foco na educação e no fortalecimento da presença feminina na política tocantinense, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) promoveu, nesta terça-feira, 2, em Pedro Afonso, na região norte do Estado, a roda de conversa com o tema “Inclusão da Mulher na Política”. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) do município.
Mediado pela coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva, a Roda de Conversa teve como debatedoras a diretora do campus avançado em Pedro Afonso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Mirian Peixoto Soares da Silva; e a Promotora de Justiça do Ministério Público do Tocantins, comarca de Pedro Afonso, Munique Teixeira Vaz.
O evento, que contou com apresentação artística musical e de balé, lotou o auditório do IFTO, com a presença de alunos, pessoas da comunidade e até de outros municípios vizinhos a Pedro Afonso. A coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva avaliou como muito importante a participação popular.
“São mulheres que estão realmente interessadas em participar do processo eleitoral. Certeza que aqui plantamos muito mais sementes do que nos outros todos, por causa da diversidade de público. Fico muito feliz com esse aumento do interesse, porque precisa ser uma questão muito refletida, muito debatida para que a gente possa tentar mudar, nem que seja aos pouquinhos, como a gente tem feito. temos avançado em nosso objetivo e vamos ficar muito feliz se nas eleições deste ano, das 20 mulheres que hoje são prefeitas no Tocantins,a gente conseguir aumentar esse número”, enfatizou a juíza Edsaandra Barbosa.
Debate
As debatedoras, Mirian Peixoto e Munique Teixeira Vaz, ressaltaram a necessidade do envolvimento pleno das mulheres, assumindo um papel verdadeiro na política, deixando de atuar como coadjuvantes para um papel marcante, tanto na política como nos cargos e posições de poder.
Roda de Conversa
A ação é realizada pelo programa permanente “+Mulher +Democracia”, pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) junto com a Ouvidoria das Mulheres+ TRE-TO, também com a parceria da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)