Com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, TRE-TO realiza exposição sobre construção da democracia
As ações da 17ª Primavera dos Museus têm espaço físico em Araguaína e Palmas.
Inspirado na temática “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, o lançamento da 17ª Primavera dos Museus, ação colaborativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Seção de Biblioteca, Memória e Arquivo (Sebia), aconteceu na semana do dia 18 a 24 de setembro, com visitação aberta na página do Museu Virtual da Corte.
Na capital Palmas, o público conta ainda com a exposição física “Povos Indígenas - Inclusão Sociopolítica”, no Espaço Memória da Justiça Eleitoral do Tocantins, na sede do TRE-TO.
Ações públicas
A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
O ato consiste em tornar públicas as ações dos Tribunais Regionais Eleitorais do Tocantins, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, acerca dos temas dialogados.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade;
6- Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade;
11- Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)