TRE-TO sedia seminário internacional com foco na diversidade da surdez
Especialistas que atuam em outros países serão os palestrantes no evento, que acontecerá nesta semana, no auditório do Tribunal.
Palestrantes da Noruega, Espanha e Portugal vão unir conhecimentos aos especialistas de estados brasileiros e participarão de evento internacional organizado e idealizado por surdos, o Congresso Internacional sobre Surdez – Acessibilidade, Comunicação e Inclusão para Surdos. Realizado com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o evento tem início nesta quinta, dia 26, e será finalizado na sexta-feira, 27, a partir das 14h, no auditório do tribunal, em Palmas (TO).
O Congresso discutirá as diversas formas de surdez, como surdos sinalizantes, oralizados, bilíngues, unilaterais, entre outros. O evento visa agregar conhecimentos, diversificar culturas, informar sobre a diversidade da surdez e tecnologias assistivas como ferramentas de acessibilidade. E também de possibilitar o acesso da comunidade surda ao conhecimento de diferentes áreas.
O coordenador do evento, administrador e empreendedor educacional e também palestrante Agnaldo Quintino da Silva afirma que a surdez deve ser encarada com seriedade, precisando discutir e mostrar caminhos, respeitando a condição de todos. “A comunicação entre surdos é o grande desafio do século 21 e existem vários meios e formas de se comunicar. Através dessa comunicação que seremos inseridos na sociedade e na vida profissional”, declara Silva.
Programação
No primeiro dia de programação, a jornalista e surda oralizada, Lak Lobato, da Espanha, abordará a temática “Comunicação Inclusiva e Diversidade Surda”. Do Distrito Federal, o cirurgião otorrino Fayez Bahmad Junior, apresenta “O que há de mais novo no tratamento da surdez? ”. Já a professora e doutora, que também é surda oralizada, Daniela Hott, com o tema “50 anos de Surdez, do AASI analógico ao IC Bimodal”. O enfermeiro do estado de São Paulo, Alexandre Lopes, ministrará a palestra “Politec saúde; 50 anos de dedicação e qualidade de vida das pessoas”. E a médica otorrino, Liane Sousa, vai falar sobre “As Principais Causas da Surdez”.
A programação do segundo dia, 27, conta com a palestra do presidente e sócio fundador da “Ouvir”, Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos, Antonio Ricardo Antunes Miranda, que discutirá sobre ‘‘Viver com Surdez’’. A contadora, surda oralizada, Erika Siminonato, do estado de São Paulo, ministrará sobre “A convivência dos surdos com a família e a sociedade”. Do Tocantins também vão palestrar o promotor de justiça e surdo, Luiz Francisco, com o tema “A surdez no ambiente de trabalho". O que é direito o que é dever”, a psicóloga Denise Capuzo, vai dialogar sobre “A Pessoa surda e o Direito à educação inclusiva”, o Fonoaudiólogo, Aécio Bruno Ferreira, trará o tema “Ele (a) é surdo (a) e agora? A importância do diagnóstico precoce para a reabilitação auditiva” e a professora de Educação Física e surda oralizada, Emília Costa Rodrigues, com o tema “Surdez sem fronteiras: Uma viagem com a Liz”.
Acesse aqui a programação completa.
Objetivo Estratégico:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)