TRE-TO presta apoio para eleição do Grêmio Estudantil no município de Rio da Conceição
A ação acontece na Escola Estadual Virgílio Ferreira de França, com o apoio da 25ª ZE de Dianópolis.
Em cumprimento de seu papel junto à sociedade e visando contribuir para o processo democrático e transparente, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu apoio às eleições do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Virgílio Ferreira de França. O colégio é localizado no município de Rio da Conceição e a eleição acontece nesta terça-feira, 31.
Por meio da 25ª Zona Eleitoral de Dianópolis, a Justiça Eleitoral prestou suporte com a preparação e o empréstimo da urna eletrônica. Ao todo, 198 estudantes foram cadastrados para participarem da votação, tendo que escolher entre três chapas.
Entre os estudantes cadastrados, estão alunos do 6º ano que tiveram seu primeiro contato com a urna eletrônica e todo o processo eleitoral. Para o chefe de cartório da 25ª ZE, Bruno Massólio, os grêmios estudantis trazem a oportunidade para as crianças e adolescentes de participarem e criarem entidades representativas de seus próprios interesses, considerando de maneira proveitosa a experiência dos futuros cidadãos eleitores.
“Neste momento entra a Justiça Eleitoral do Tocantins, que tem como visão ser modelo de excelência na gestão do processo eleitoral e na educação política da sociedade”, disse o chefe de cartório. “Ficamos agradecidos de poder participar do pleito de nossos jovens estudantes, bem como vemos nisso a confiança que a sociedade brasileira deposita na Justiça Eleitoral quando nos convida a participar e garantir a lisura da contagem dos votos com o uso da urna eletrônica”, expressou.
Resultados
O pleito teve início às 8h e terminou às 16h. Dos 198 estudantes aptos a votar, 170 foram à urna. A chapa Jovens Representantes venceu com 123 votos, cerca de 72% dos votos válidos; em segundo lugar veio a chapa Jovens em Ação, com 39 votos; em terceiro ficou a chapa Elite, com seis votos. Entre os nulos, foram dois votos.
Objetivo Estratégico:
3- Fomentar a educação política da sociedade
Lanne Hadassa (Ascom/TRE-TO)