Conselho Tutelar: TRE-TO realizou mais de 300 atendimentos de serviços de consulta e dúvidas
As eleições para escolha dos conselheiros tutelares ocorreram neste domingo, 1º.
Eleitores tocantinenses foram às urnas neste domingo, 1º de outubro, para escolher os conselheiros tutelares que atuarão nos próximos quatro anos. No Tocantins, 139 municípios receberam o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Ao todo mais de 300 atendimentos foram realizados pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) em apoio ao pleito.
A Cave ofereceu aos tocantinenses os serviços de consulta aos locais de votação, além de tirar dúvidas e ser um canal de denúncia. Por meio da Central, um total de 350 atendimentos foram realizados, 250 por meio de ligações, e 100 pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.
A chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, Ana Cecília Catapan, afirmou que os números de atendimentos foram expressivos. “Foram números expressivos para uma votação que não é oficial. Houve procura, e demonstra a necessidade de termos uma central de atendimentos permanentes durante esses eventos importantes, mesmo que não seja uma eleição oficial”, declarou.
Na Capital
Em Palmas, segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), 23.740 eleitores foram às urnas e 52 candidatos disputaram as 20 vagas disponíveis. As eleições para escolha dos conselheiros tutelares aconteceram em todo o país para atuação na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O suporte da Justiça Eleitoral do Tocantins no pleito atende ao pedido do Ministério Público Estadual, firmado no Acordo de Cooperação Técnica e Operacional, n. 005/2023, juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) por intermédio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
O TRE-TO, além da cessão 1.341 urnas eletrônicas para 254 locais de votação, disponibilizou ainda a lista com os locais de votação, realizou treinamento das pessoas que comporam as mesas receptoras de votos; deu suporte técnico ao voto informatizado; e cedeu listas de eleitores para os municípios que solicitaram com antecedência. Também houve suporte da Ouvidoria Regional Eleitoral durante todo o pleito.
Objetivos Estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
3 - Fomentar a educação política da sociedade.
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)