Servidores do TRE-TO sobem ao pódio na 5ª edição da Corrida da Justiça da Acessibilidade e Inclusão
Este é o primeiro ano em que o evento traz as categorias PCD
Para celebrar a saúde e a superação, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) marcou presença, na manhã do dia 12, na 5ª edição da Corrida da Justiça da Acessibilidade e Inclusão, com a participação de 22 servidores.
No domingo, o sol tocantinense ainda não havia anunciado a manhã quando os primeiros corredores chegaram à Praça dos Girassóis. O desafio de se preparar fisicamente para os percursos de 5 Km e de 10 Km foi lançado não só para os membros e servidores dos órgãos, mas também para a comunidade, com a proposta de aproximar o Sistema de Justiça e a população.
A grande novidade é que este é o primeiro ano em que o evento traz as categorias PCD Geral e PCD Cadeirante. Uma forma de incluir as pessoas com deficiência (PCDs) e tornar o esporte acessível a todos.
De acordo com a diretora de gestão de pessoas do TJTO, Márcia Mesquita, a 5ª edição da Corrida da Justiça da Acessibilidade e Inclusão esgotou em tempo recorde as inscrições, e, para 2024, a ideia é ampliar ainda mais o número de participantes. “É a primeira vez, dentro das corridas promovidas pelo sistema de justiça no Brasil, que se organiza uma prova com a perspectiva da inclusão. E nosso papel é aproximar o Judiciário de todas as pessoas, com ou sem deficiência, e também de fortalecer e ampliar o vínculo de convivência entre os integrantes do Sistema de Justiça”, comentou.
A chefe de gabinete no TJTO Kênia Cristina de Oliveira, que atua no gabinete do desembargador João Rigo Guimarães, presidente do TRE-TO, participou da prova e prestigiou a cerimônia de premiação.
Organização da corrida
Além da cooperação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), as edições da Corrida da Justiça são realizadas pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, com a parceria das instituições que integram o Sistema de Justiça – Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE-TO), Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), Justiça Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Quatro servidores do TRE-TO subiram ao pódio da Corrida da Justiça:
2º colocado na categoria Público Interno 50+ Masculino 10Km: José Paiva, Assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade;
2ª colocada na categoria Público Interno 50+ Feminino 10Km: Regina Bezerra dos Reis, servidora do Núcleo de Apoio Processual;
3º colocado na categoria Público Interno Geral Masculino 10Km: Rafael Rodrigues Almeida, servidor da 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins;
3ª colocada na categoria Público Interno 50+ Feminino 5Km: Monalisa Nascimento Miranda Cruz, Assessora da Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins.
Objetivos estratégicos:
9- Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Bárbara Andrade (Ascom/TRE-TO)