Magistrado destaca importância da pesquisa científica no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional
Juiz José Maria Lima representou o presidente do TRE-TO em congresso

Presente no 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, em Belo Horizonte (MG), o juiz membro da Corte eleitoral tocantinense José Maria Lima destacou a importância de pesquisa científica no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
“Os Centros de Inteligência no âmbito do Poder Judiciário se constituem em espaços de estudo e aperfeiçoamento das práticas judiciais, prevenção de litígios de natureza predatória e estruturação sistemática dos precedentes judiciais”, disse. “O evento aqui em Minas Gerais trouxe muitos subsídios para pensarmos novas soluções e o quão importante é a pesquisa de natureza científica no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no atual cenário tecnológico e de hiperjudicialização. Os resultados desse evento serão muito úteis ao TRE-TO”, complementou.
O magistrado representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.
O congresso foi realizado em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), com a participação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). Teve como ponto de debate o “Tratamento adequado de conflitos e Gestão de Precedentes nos Centros de Inteligência”, com o objetivo de abordar a atuação dos centros sob a ótica da comunidade jurídica.
Objetivo Estratégico:
9 - Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO