Agentes da Democracia: programa do TRE-TO segue com atividades em mais três municípios do Tocantins
As atividades serão realizadas pelas 2ª e 13ª Zonas Eleitorais.
As ações do “Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”, programa permanente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), prosseguem nesta semana.
Dessa vez, a 2ª ZE de Gurupi e a 13ª ZE de Cristalândia, levam as atividades do programa aos municípios de Oliveira de Fátima, na Escola Estadual Riachuelo (29/5); em Nova Rosalândia, na Escola Estadual 1º Grau Pedro Xavier (30/5); e em Lagoa da Confusão, no Colégio Estadual Lagoa da Confusão (31/5) e no campus do Instituto Federal do Tocantins - IFTO (01/6).
Na última semana, as duas ZEs realizaram atividades no município de Pium, para 139 alunos do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno; em Chapada de Areia, para 30 alunos da Escola Municipal América Alves de Oliveira; em Fátima, para 147 alunos do Colégio Estadual Conceição de Brito; e em Cristalândia participaram 62 estudantes do Colégio Militar do Tocantins Otacílio Marques Rosa e 118 do Colégio Estadual de Cristalândia. Ao todo, cerca de 500 estudantes compareceram ao evento.
Atividades
As atividades do programa, desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO), incluem palestras, jogos e simulação de voto com a urna eletrônica, e são realizadas com o objetivo de despertar nos jovens a compreensão da importância do voto popular para a constituição da democracia, garantia dos direitos políticos do cidadão, assim estimulando um futuro ingresso na política, se tornando representante da mudança na sociedade, em pleno exercício da cidadania.
Objetivo Estratégico:
3- Fomentar a educação política da sociedade.
Lanne Hadassa (estagiária Ascom/TRE-TO)