Em webnário, TRE-TO destaca papel das bibliotecas na democratização do acesso à Justiça e à informação
O evento aconteceu no último dia 21, e foi realizado pelo CNJ
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participaram do webinário “As Bibliotecas do Poder Judiciário e a Agenda 2030”, que discutiu o papel das bibliotecas mantidas por órgãos do Poder Judiciário para a aplicação efetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, da ONU. O evento aconteceu no último dia 21, e foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Rede Bibliomemojus.
A Agenda 2030 é um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Nesse contexto, as Bibliotecas são fundamentais para garantir o acesso público à informação e para a implementação desses ODS da Agenda 2030.
A Biblioteca Luís Ramos de Oliveira Couto do TRE-TO, por meio da Seção de Biblioteca Memória e Arquivo (Sebia), contou com a participação das servidoras Maria Zita Rodrigues Vilela Dias e Maria José Brito Castro, e dos colaboradores Ferdy Nando Dias Fernandes, Marineide Carvalho da Rocha e Wagner Pereira Ramos.
Na ocasião, a servidora Maria Zita destacou a importância das Bibliotecas na elaboração de planos para apoiar suas instituições na implementação da garantia do acesso à informação. “É com o efetivo acesso às informações que os cidadãos poderão tomar decisões conscientes capazes de melhorar suas vidas com a erradicação da pobreza e da desigualdade, com a melhoria da agricultura, com educação de qualidade e promoção da saúde, da cultura, da pesquisa e da inovação”, afirmou Zita.
(Com informações do CNJ)
Objetivos estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Thaise Marques (Ascom TRE-TO)