Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins participam de roda de conversa sobre saúde mental
O evento, alusivo ao Janeiro Branco, visa contribuir com o bem-estar do colaborador.

Nesta sexta-feira (27/01), os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participaram de uma roda de conversa sobre cuidados com a saúde mental, conduzida pela psicóloga do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPSI), Maria Aires. Ação faz parte do movimento nacional Janeiro Branco.
O Janeiro Branco é um movimento nacional que, neste ano de 2023, trabalha o tema “A vida pede equilíbrio”. Visando a construção de uma cultura de saúde mental, o objetivo é inspirar as pessoas a fazerem reflexões acerca de suas vidas diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas, que exigem novas atitudes e comportamentos. “Ter esse olhar claro daquilo que faz bem e mal, conseguimos identificar ferramentas no dia-a-dia que nos ajudam a resolver dificuldades; e o Janeiro Branco traz uma visão de como temos que nos dedicar à nossa saúde mental e como podemos sinalizar isso para o colaborador”, explica a psicóloga do NAPSI.
Para a servidora Lara Lins, chefe de Seção do Protocolo e Expedição – SEPEX, momentos como esses servem para acolher o servidor e o deixar à vontade para a troca de experiências. “A partir do momento em que o servidor participa de uma ação com uma profissional da área trazendo um assunto tão importante, ele pode ter a coragem de se abrir e buscar um socorro”, observa.
Rede de apoio
A médica e diretora da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COMED), Mary Carlos Freire, ressalta que fomentar o diálogo favorece de forma ampla a redução do preconceito em relação à temática e o NAPSI está sempre à disposição do colaborador. “Sempre que um tema é difundido ajuda a ter menos preconceito e abrir um olhar de identificar em si próprio pontos que precisam de melhorias. Dentro do ambiente de trabalho é necessário para a promoção da saúde emocional, um espaço de escuta coletivo, como uma roda de conversa e temos também o espaço de escuta individual que é o acolhimento feito pelo Napsi, onde as portas estão abertas para todos que precisarem”, ressalta.
Objetivo estratégico:
3 - Aperfeiçoar a Governança e a Gestão de Pessoas