TRE-TO, 34 anos contando com a dedicação de profissionais que contribuem na construção de sua história
Magistrados e servidores são fundamentais para consolidação do Regional
Escrevendo ao longo de 34 anos uma história centrada na garantia de um processo eleitoral seguro e transparente, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) registra grandes avanços e eficiência na prestação dos serviços ao cidadão. Todo o sucesso se deve à contribuição de magistrados, servidores e colaboradores, que juntos construíram um legado marcante no Regional tocantinense, que é o trabalho jurisdicional de excelência em todas as áreas.
A servidora Cristiane Regina Boechat Tose possui uma longa trajetória profissional no TRE-TO, onde atuou em várias unidades. “Tomei posse no Tribunal no dia 20 de setembro de 1993, entrando em exercício sete dias após. De lá pra cá, muitas coisas mudaram e foram aprimoradas, inclusive ocorreu a criação de cargos e funções comissionadas. Inicialmente atuei por 7 anos como Diretora do SAMES-Serviço de Assistência Médica e Social, atual COMED, depois trabalhei por alguns meses na Secretaria Judiciária. Atuei também na ASPEQ, no Gabinete da Diretoria Geral e na ASPLAN/DG”.
Cristiane Boechat se orgulha ao lembrar de sua história com o Tribunal e acentua os pontos marcantes da instituição. “Gostaria de ressaltar a abertura do TRE-TO para aprimorar constantemente os seus processos de trabalho; um outro ponto que merece destaque é o cuidado com as pessoas que aqui trabalham e o constante olhar para o cidadão-usuário. Quero deixar registrado o orgulho que sinto em fazer parte desta equipe”. Este ano a servidora faz 30 anos de Justica Eleitoral.
Esta é uma das histórias de pessoas que celebram a data, que assim como todas, mostram compromisso diário com a Instituição, buscando sempre adotar mecanismos eficazes de uma gestão para entrega de resultados esperados pela sociedade, como excelência no atendimento.
História
Em 17 de fevereiro de 1989 foi instalado no município de Miracema – na época, Capital Provisória do estado -, o Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO). Em 1990, a Instituição mudou para então capital, Palmas, houve a instalação da sede definitiva.
Na época, o Estado do Tocantins possuía cerca de 435 mil eleitores, devido à recente emancipação dos municípios e reordenamento dos colégios eleitorais herdados de Goiás. Hoje, o estado possui 1.094.003 eleitoras e eleitores aptos a votar.
Ao longo desses 34 anos, muitas foram as conquistas e diversos avanços visando a garantia soberana da democracia, legitimidade e segurança do processo eleitoral, sendo pautado pela ética, transparência, celeridade e acessibilidade.
Objetivos estratégicos:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública.
Texto: Rozeane Feitosa / ASCOM TRE-TO