Ouvidoria do TRE-TO presta serviço de excelência e alcança índice de aprovação de 92,75% do público
Ouvidoria realizou 5.068 atendimentos durante o ano de 2022
Alcançando índice de 92,75% de aprovação pelo atendimento realizado pela Ouvidoria Regional Eleitoral, a Ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), juíza Ana Paula Brandão Brasil, apresentou um relatório com o balanço das atividades realizadas no ano de 2022, com registro de mais de 5.000 demandas. Até o primeiro trimestre, ainda com vestígios da pandemia, os atendimentos foram realizados de forma on-line, retomado apenas em abril do mesmo ano.
De janeiro a dezembro, a Ouvidoria realizou 5.068 atendimentos, com resposta célere e efetiva, como informações para o eleitor, emissão de certidões, local de votação, etc. A qualidade na interlocução com a sociedade de forma simples e desburocratizada, assegurando a transparência da gestão, levou o índice de aprovação de 92,75%, como resultado da pesquisa de avaliação do Atendimento da Ouvidoria, avaliada pelos cidadãos.
Ao apresentar o relatório durante a 8ª sessão ordinária, realizada no último dia 31 de janeiro, a juíza Ana Paula Brandão, destacou os resultados alcançados e reforçou que a Ouvidoria é um importante instrumento de comunicação entre a Justiça Eleitoral e o cidadão. “A Ouvidoria do TRE tocantinense vem cumprindo sua finalidade de fazer a interlocução com a sociedade, de forma simples e desburocratizada, com procedimentos administrativos céleres, assegurando o princípio constitucional da Transparência”, disse. “Somos um canal de comunicação com o cidadão, e nos sentimos muito felizes pelo empenho da equipe que resultou na avaliação satisfatória. Recebemos muitos elogios e críticas também, pois elas nos ajudam a melhorar nosso trabalho. Mas no balanço geral, a Ouvidoria teve um desempenho de excelência,” declarou a Ouvidora.
O Presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e enfatizou o apoio às ações voltadas ao atendimento ao eleitor. “Mais uma vez parabenizo a doutora Ana Paula e toda a sua equipe pela brilhante condução do trabalho. Reitero o apoio da Presidência para o pleno desenvolvimento das atividades da ouvidoria, importante canal de acesso à informação,” ressaltou.
Dentre as principais atividades desenvolvidas estão, a implantação da Ferramenta Ominichanel, também conhecida como Blip desk, meio de comunicação do cidadão com o órgão; a Instituição da Ouvidoria da Mulher, por meio da Portaria nº 172/202; Confecção de cartilhas sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Realização de Audiências Públicas, onde foram alcançados 1.240 participantes; dentre outras.
CAVE
O atendimento realizado pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (CAVE), foi de suma importância para os resultados do relatório anual da Ouvidoria, um meio de comunicação e soluções que trouxe comodidade, agilidade e constante satisfação do público para resolução de demandas não presencial, por meio do atendimento pelo 0800-6486-800 (ligações e whatsapp).
A Ouvidoria do TRE-TO é o canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Eleitoral do Tocantins, com finalidade de prestar informações, desenvolver atividades e melhorias não presenciais, orientar, receber denúncias, elogios, críticas e sugestões, visando o aperfeiçoamento das atividades prestadas pela Justiça Eleitoral.
Objetivo estratégico:
2 - Aperfeiçoar mecanismos de governança.
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)