Starlink: Com internet de qualidade, TRE-TO garante a instituições condições para atendimentos a povos indígenas na Ilha do Bananal
Serviço é inaugurado durante ação do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas
Um dos primeiros contratos da gestão administrativa do biênio 2023-2025 do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi a locação de equipamentos que viabilizam a conexão de internet via satélite de baixa órbita Starlink. O serviço está em uso pela primeira vez no circuito de ações do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas que está em curso nas aldeias da Ilha do Bananal. Atividades ainda serão realizadas nesta terça-feira, 2, e na próxima sexta-feira, 4 de agosto.
Para o secretário de tecnologia da informação, Valdenir Borges Junior, o Tribunal traz o melhor que tem em tecnologia e eficiência para realizar um atendimento próximo e humanizado ao eleitor. “É uma tecnologia inovadora que o TRE-TO busca para estar mais próximo do nosso eleitor. A tecnologia precisa ser usada para inclusão, então o foco de uso da Starlink assim como de outras tecnologias que a Justiça Eleitoral utiliza é relacionado a proporcionar esse atendimento mais próximo ao cidadão”, ressaltou Junior.
De acordo com o chefe da seção de redes do TRE-TO, José Neto Luz Carneiro, que acompanha os trabalhos na Ilha do Bananal, o equipamento permite conexão à internet de qualquer lugar, basta que tenha acesso a uma fonte de energia. “Mesmo em ambientes que não há comunicação, com céu aberto, os equipamentos nos dão uma internet de aproximadamente 220 megas de velocidade. Num evento como este nas aldeias, ele tem a capacidade de atender toda essa demanda”, explicou José Neto.
Perspectiva de uso nas eleições
Ainda segundo José Neto, a utilização do equipamento durante as atividades itinerantes do Tribunal, principalmente nas eleições, visam atender as demandas que dependem do uso de internet e demandam mais agilidade.
“Vale ressaltar que este será um ponto de referência para o uso na transmissão de resultados das eleições a partir dos locais de difícil acesso, enviando os dados de forma ágil e ampliando a eficiência do processo eleitoral no geral”, afirmou.
Em rede
O Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado com suporte da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO) e de instituições parceiras que contribuem com a iniciativa da Justiça Eleitoral, durante a prestação dos serviços essenciais à comunidade, sendo assim é indispensável uma internet de alta qualidade para concluir os atendimentos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) responsável pela emissão dos documentos de Registro de Identidade, atendeu a 268 indígenas no primeiro dia, e segundo o papiloscopista da Polícia Civil do Tocantins (PCTO), Tito Rodrigues Lustosa, considerando o volume da procura, a qualidade e estabilidade do sinal é necessária para o bom desenvolvimento do trabalho.
“Quanto a conexão da internet pela Starlink tudo funcionou perfeitamente, pois a conexão estava estável e com uma alta disponibilidade de transmissão de dados. Isto foi fundamental para celeridade dos trabalhos visto que trabalhamos com transmissão de dados biográficos e imagens em alta resolução das pessoas”, reforçou Lustosa.
Objetivos Estratégicos
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
3 - Fomentar a educação política da sociedade
10. Prover transformação digital e inovações tecnológicas
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)