Magistrados do TRE-TO participam do encerramento da campanha “Agosto Lilás”
A apresentação aconteceu nesta quinta-feira, 31, no auditório do TJTO.
As ações alusivas ao Agosto Lilás, de combate a violência contra a mulher, foram encerradas na noite desta quinta-feira, 31, com a participação de magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Relatos de mulheres vítimas de violências foram mostrados por meio de uma peça teatral, o monólogo "Relatos de um Homem Só", apresentado pelo ator Gabriel Taco.
O ouvidor da mulher e coordenador dos programas permanentes do TRE-TO, juiz José Maria Lima e a coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, participaram do encerramento que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Para o ouvidor da mulher, juiz José Maria Lima, a promoção desses diversos eventos, fomentam e instigam a participação na política, na defesa dos direitos femininos. “O TRE-TO já vem desenvolvendo esse trabalho representativo e estamos bem encaminhados. Temos inclusive, programado no Tribunal, cursos para os servidores da ouvidoria, que atendem mulheres trans com um acolhimento próprio, a quem chamamos 'Mulher+', que diz respeito às demais minorias”, ressaltou o ouvidor.
Já para a magistrada, essas ações ajudam a conscientizar sobre os casos de violência contra a mulher e os canais de denúncia. “Achei bastante interessante e ressalto que uma das coisas que eu, particularmente, tive conhecimento, foi o aplicativo da Polícia Civil, 'Salve Mulher', um instrumento muito importante para as mulheres que não conseguem se deslocar para fazer uma denúncia. E finalizar a campanha 'Agosto Lilás' com essa peça, é uma forma leve de falar de um tema tão grave que com certeza vai chamar a atenção e despertar o interesse de todos”, declarou a juíza Edssandra Lourenço.
Agosto Lilás
A campanha foi realizada pelo Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).
A peça
A peça teatral "Relatos de um Homem Só” é um monólogo documental, baseado em relatos verídicos de mulheres vítimas de violência, e mergulha nas profundezas das experiências femininas, provocando reflexões e discussões urgentes. Foi idealizada por Gabriel Taco, dirigida por Gabriela Guinatti e tem como preparadora corporal, Meg Lovato.
Trabalho em conjunto da Ouvidoria da Mulher e o programa +Mulher +Democracia
A Ouvidoria da Mulher e o programa +Mulher +Democracia, ambos do Tribunal, desenvolvem audiências públicas em todo o Estado, visando a conscientização sobre casos de violência política de gênero, alertando sobre os canais de denúncias do TRE-TO, e dão ênfase à importância da efetiva participação da mulher na política, alertando sobre os direitos e deveres femininos.
Acompanharam os magistrados os servidores da Justiça Eleitoral, Juliana Marques e Denilson Mariano de Brito.
Objetivos estratégicos:
1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3. Fomentar a educação política da sociedade.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO