Agosto Lilás: com participação do TRE-TO, evento promove ciclo de diálogos sobre Lei Maria da Penha
Mês é de combate a violência doméstica e familiar contra a mulher
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Ouvidoria da Mulher, participa do Ciclo de Diálogos: Lei Maria da Penha, evento realizado nesta terça-feira, 29, das 14h às 18h, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas.
O ouvidor, juiz José Maria Lima, foi representado pelo servidor da Ouvidoria, Denilson Mariano, participa do evento e comenta sobre a importância do TRE-TO se fazer presente em debates sobre violência contra a mulher. “No âmbito eleitoral, muitas das vezes, as mulheres são desqualificadas desde o momento em que são escolhidas em convenção partidária, registram suas candidaturas e, até mesmo, no exercício do mandato. A atuação da Justiça Eleitoral deve ser educativa e preventiva a fim de coibir a violência psicológica à mulher”, afirmou.
Promovido pelo Núcleo Maria da Penha e Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), a ação faz parte da campanha Agosto Lilás, mês destinado a ações de conscientização sobre combate à violência contra a mulher.
Durante o evento, acontece roda de conversa sobre os desafios institucionais para o enfrentamento da violência dos direitos humanos de mulheres no Sistema de Justiça, com representantes das Redes de Proteção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência no Tocantins.
Objetivos estratégicos:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Bárbara Andrade (estagiária Ascom/TRE-TO), com informações do MPTO.