Uso das urnas eletrônicas em Grêmio Estudantil reforça a consciência política e democrática dos estudantes
Estudantes protagonizam processo eleitoral com uso das urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-TO.

Mais de 2.350 estudantes das escolas de três municípios do Tocantins, Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins, vivenciaram hoje, 14/4, o primeiro contato com o voto automatizado, por meio empréstimo das urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral do Tocantins, para a realização do Grêmio Estudantil das unidades educacionais da região.
Com engajamento e empenho dos alunos, que realizaram todo o processo de uma eleição oficial, organizando toda a estrutura da eleição, desde os mesários, presidentes de chapas, candidatos e eleitores. Entre o período de fevereiro a abril, foram realizadas também, reuniões de campanhas políticas dos candidatos, além de treinamentos e palestras com o apoio do magistrado, Juiz Eleitoral, Milton Lamenha de Siqueira e dos servidores da 23ª Zona Eleitoral (ZE), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso.
Segundo o juiz, Milton Lamenha, a criação dos grêmios foi projeto da 23ª ZE e é uma forma de despertar no estudante o interesse pela comunidade. “Estimulamos a constituição das entidades discentes para promover no alunado o interesse pela comunidade onde está inserido, seja na sua escola, seja no seu bairro e, no futuro, por sua cidade, Estado e País. Além disso, ao se familiarizarem com as urnas eletrônicas, operando-as, estamos, também, treinando os futuros mesários. É um projeto que só traz bons frutos para a Justiça Eleitoral”, afirma.
Para o Chefe de Cartório, Ravel de Sousa Alves, a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) com todos os órgãos que auxiliam no processo eleitoral é imprescindível. “Projeto como este aproxima a sociedade do órgão e reforça a importância da proibição de condutas vedadas, enfatizam os debates de ideias, a valorização da cidadania e defesa da democracia”, ressalta.
Experiência do processo democrático nas escolas
“Está sendo uma experiência desafiadora e nova para mim. É legal exercer a minha cidadania e democracia em participar desses eventos políticos sociais” afirmou a estudante da Escola em Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, Maria Eduarda Sousa Dias, que também atuou como mesária nas eleições não oficiais do Grêmio.
A diretora da Escola Estadual Alfredo Nasser de Bom Jesus do Tocantins, Maria José dos Santos Silva da Luz, agradeceu a parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para realização da Eleição do Grêmio e exaltou a importância da ação. “As crianças e adolescentes puderam ter o primeiro contato com a urna eletrônica e demonstraram satisfação em poder escolher os representantes para defender seus interesses de forma segura e rápida. E através desse processo eleitoral também puderam conhecer de perto como funciona de perto toda a política eleitoral, desde o registro das candidaturas, treinamento dos mesários e a própria votação. Acredito que essa experiência será de grande importância para o crescimento intelectual e social de cada educando”, declarou.
Programação
As eleições não oficiais do Grêmio Estudantil acontecem durante o dia de hoje, nas unidades educacionais dos municípios de Bom Jesus do Tocantins, na Escola Estadual Alfredo Nasser; em Pedro Afonso, nas unidades do Colégio Cristo Rei, Escola Estadual Ana Amorim e Escola em Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho; em Tupirama, na Escola em Tempo Integral Maria da Glória.
As apurações serão feitas após encerrar as votações. A Diplomação e Posse serão realizadas no dia 25/4.
Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade
Rozeane Feitosa (ASCOM/TRE-TO)