Teste de Integridade: equipe de apoio passa por treinamento
A capacitação teve início na segunda-feira (26/9) e segue até quarta-feira (28/9).
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deu início, na segunda-feira (26/9), à capacitação da equipe de apoio que irá atuar no acompanhamento e fiscalização do Teste de Integridade da Urna Eletrônica, no dia da votação. O treinamento é realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) até quarta-feira (28/9) e conta com a participação de servidores da Justiça Eleitoral, órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público.
Ao todo, 20 urnas serão auditadas no Teste de Integridade. Para cada urna sorteada, serão definidas duas equipes compostas por três servidores de órgãos parceiros, que se revezarão a cada 1 hora e 30 minutos. Cada equipe terá a supervisão de um servidor da Justiça Eleitoral do Tocantins. “Esses servidores estarão auxiliando na supervisão e no apoio aos servidores voluntários de outros órgãos públicos, tirando dúvidas e passando informações necessárias para que as equipes atuem dentro do estabelecido para o Teste”, explicou a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-TO, Kathiene Pimentel.
No treinamento, as dinâmicas de trabalho são repassadas aos voluntários e também é apresentada a logística de deslocamento e organização do espaço onde o teste ocorrerá. Neste ano, a auditoria das urnas será realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. É um evento público e qualquer pessoa pode acompanhar. O horário segue o padrão das eleições oficiais (08h às 17h).
A servidora Eline Nunes Carneiro, do Ministério Público Estadual do Tocantins, participará da auditoria no dia 2 de outubro e está preparada para contribuir com o processo. “Essa ação do TRE é importante para demonstrar ao eleitor que o sistema é confiável, que o sistema brasileiro avançou e não cabe mais essas dúvidas que as pessoas levantam”, disse.
Projeto-piloto
O projeto-piloto do Teste de Integridade com Biometria também está sendo tratado na capacitação. O Tocantins é um dos estados a participar e terá duas das 20 urnas sorteadas utilizadas para a auditoria.