Ranking da Transparência: TRE-TO alcança o 2º melhor índice na categoria Justiça Eleitoral
Facilidade, clareza e organização das informações disponibilizadas ao cidadão são avaliadas na premiação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) ficou na 2ª colocação, entre os tribunais regionais eleitorais de todo o país, no Ranking da Transparência do Poder Judiciário em 2022. O resultado está divulgado na 19ª edição do Relatório Justiça em Números 2022, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dos 100 pontos possíveis,o TRE-TO alcançou o índice de 98,46%.
Este foi o melhor resultado apresentado pela Justiça Eleitoral do Tocantins. Em comparação ao último levantamento, o TRE-TO saltou da 16ª colocação na categoria Justiça Eleitoral (2021) para a 2ª colocação (2022). Já no ranking geral, entre os 93 tribunais do país, o TRE-TO alcançou o quarto melhor índice neste ano. A evolução do Regional pode ser conferida na página do Ranking da Transparência no site do Tribunal.
Os dados relativos ao ano base 2021 foram apresentados durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada na última semana. Evento contou com a participação do presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Para ele, a transparência é fundamental no processo de diálogo com a população e a iniciativa contribui para que os tribunais aperfeiçoem, a cada ano, os mecanismos de transparência das informações disponibilizadas ao cidadão, de forma clara e organizada.
Ranking Justiça Eleitoral
1º lugar: 100 pontos
TRE-AL, TRE-AP, TRE-MG, TRE-MT, TRE-MS, TRE-PA, TRE-PB, TRE-PI e TRE-RN.
2º lugar: 98,46
TRE-TO
3º lugar: 97,95
TRE-GO
Avaliação
Os itens analisados pelo CNJ vão desde divulgação de telefones e horários de atendimento ao público até levantamento estatístico sobre a atuação do órgão, dados relativos a licitações, íntegras de contratos firmados, rendimentos dos tribunais, entre outros.
Os itens sob avaliação foram distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, entre as quais constam objetivos estratégicos, metas e indicadores, os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, o calendário das sessões colegiadas, a ata das sessões dos órgãos colegiados, o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial, informações sobre licitações e contratos, entre outros.
Acesse o Ranking da Transparência.
Com informações do CNJ
OBJETIVO ESTRATÉGICO
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública.