Auditoria da Votação Eletrônica: sorteio de urnas acontece neste sábado, 1
Cerimônia Pública será realizada a partir das 9h, no auditório do TRE-TO
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza, neste sábado (1º/10), a Cerimônia Pública para sorteio das 23 urnas eletrônicas que passarão pela auditoria da votação eletrônica em 2022. Qualquer pessoa pode acompanhar o sorteio, presencialmente, ou pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.
Dois tipos de auditorias são realizados no dia da eleição: o Teste de Autenticidade da Urna Eletrônica, feito nos equipamentos de três seções são sorteadas; e o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, que ocorre em urnas de 20 seções sorteadas.
Teste de Autenticidade
Auditoria para verificação de autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas, este teste é realizado no dia das eleições, antes do início da votação, na própria seção eleitoral sorteada. Participam o juiz eleitoral, representantes e fiscais dos partidos e o(a) presidente da mesa receptora de votos.
Durante a auditoria, é feita a verificação da regularidade dos relatórios de controle; exame da conformidade dos procedimentos de verificação; verificação da integridade dos programas instalados na urna eletrônica; e verificação da afixação dos lacres na urna eletrônica para início da votação.
Feito isso, a zerésima é impressa e a votação tem início na seção.
Teste de Integridade
Auditoria visa demonstrar a lisura do processo eleitoral ao comprovar que todo voto registrado na urna eletrônica é devidamente computado.
Os trabalhos são realizados paralelamente às eleições, na mesma data e horário (2/10, de 8h às 17 horas). Neste ano, a estrutura para o Teste de Integridade ficará montada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e qualquer pessoa pode acompanhar.
Ao todo, 20 urnas passarão pelo Teste de Integridade no estado: 18 urnas de qualquer seção eleitoral do Tocantins serão sorteadas para o Teste convencional e duas outras farão parte de um projeto-piloto do Teste de Integridade com a utilização da biometria.
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO