Eleições sem sujeira: principais locais de votação de Palmas não registraram derrame de santinhos
No 2º turno, o que se viu nas ruas foi um clima de tranquilidade e limpeza nas proximidades dos locais de votação.
O Projeto Eleições Sem Sujeira levou durante todo o período das Eleições Gerais 2022 conscientização a partidos, candidatos e sociedade sobre a importância da realização de um processo eleitoral limpo e sustentável, incluindo orientação sobre a proibição da prática do derrame de santinhos em vias públicas. Neste domingo de 2º turno, o que se viu nas ruas foi um clima de tranquilidade e limpeza nas proximidades dos locais de votação.
O aposentado Joaquim José Mariano, de 82 anos, é eleitor de Palmas. Ao chegar para votar na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, ele destacou a limpeza do local. “Aqui está tudo limpinho e calmo, graça a Deus. Sujar as ruas é uma coisa muito ruim para as pessoas que gostam da limpeza, porque a limpeza cabe em todo lugar. Agora a sujeira só prejudica, isso não é bom, a pessoa tem que ajudar a zelar, limpar, isso é muito importante”, disse.
Vale ressaltar que o derrame de santinhos é prática de propaganda eleitoral irregular, considerada crime pela Lei das Eleições 9.504/97. Quem descumpre a Lei pode ser condenado a pagar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil, com pena de seis meses a um ano de prisão.
Balanço
Nas Eleições Gerais 2022, partidos e candidatos encaminharam para associações de catadores de materiais recicláveis em Palmas uma média de 100 quilos de papel proveniente das sobras de campanhas. Neste período, seis processos relacionados à propaganda irregular por uso inadequado de material impresso foram registrados na Justiça Eleitoral do Tocantins, o que representa uma redução de 80% em relação às eleições 2018.
Em Palmas, três associações podem ser contactadas. Confira a relação no Guia Digital para Sustentabilidade nas Eleições de 2022.
Lília Mara - TRE - TO