Ouvidora do TRE-TO participa de seminário que discute equidade de gênero e combate à violência contra a mulher
Evento acontece no CNJ com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.
A Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário e as medidas implementadas para assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional da Justiça são debatidas no seminário “Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255/2018”. O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta e sexta-feira (17 e 18/11). Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins participam a Ouvidora, juíza Ana Paula Brandão Brasil e a Assessora da ORE, Monalisa Cruz.
A programação conta com oficinas e painéis com os temas sobre os caminhos possíveis para a ampliação da participação feminina do Poder Judiciário; discussões sobre Gênero, Democracia e Parlamento; Legitimidade e pluralidade nos tribunais; participação feminina em bancas de concurso, formação inicial e continuada de gênero, entre outros. O evento marca também o lançamento da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2023, contará com o reforço do CNJ para capitanear adesões e desenvolver iniciativas que deem visibilidade às diversas formas de violência enfrentadas por meninas e mulheres, incluindo a falta de equidade em relação aos homens.
O seminário tem como objetivo apresentar pesquisas sobre a ausência de paridade na participação feminina nos tribunais, instrumentalizando os debates a respeito da equidade de gênero nos tribunais sob a perspectiva da participação feminina , como também viabilizar a proposição de medidas para alteração do quadro atual. O evento acontece no CNJ com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube.
Agência CNJ de Notícias