Novembro Azul: bate-papo reúne colaboradores para alertar sobre importância do exame de próstata
Quanto mais cedo identificado, maior as chances de cura
Com o intuito de reforçar a importância dos cuidados com a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata, a Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COMED) do TRE-TO promoveu nesta sexta-feira (25/11) o Dia “D” de mobilização da campanha Novembro Azul. com um bate-papo interativo mediado pelos médicos Alexandre Janotti e Mary Carlos Freire. Durante o evento, os colaboradores receberam orientações, tiraram dúvidas, ouviram depoimentos de situações vividas pelos colegas de trabalho e assistiram a uma mensagem de conscientização gravada por magistrados e servidores.
Mais do que apenas incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o objetivo do encontro foi também estimular os colaboradores a cuidarem da própria saúde como um todo. “Nessa reunião contamos com a presença maciça de colegas homens e isso é fantástico, porque esse encontro foi pensado e dirigido à eles, com o intuito de levar informação e causar sensibilização para que todos possam se cuidar”, comentou o médico do TRE-TO, Alexandre Janotti.
Participando do evento, o servidor Marcos Leôncio compartilhou sua experiência familiar com os colegas. Aos 70 anos, o pai dele foi diagnosticado com câncer e, devido ao diagnóstico rápido e tratamento adequado, viveu bem até os 94 anos. “Ele viveu uma vida plena; então a prevenção é muito importante. Lembro que minha mãe, durante uns três anos, ficou ao lado dele durante as radioterapias até que finalmente ele ficou bem”, disse, destacando ainda que a expectativa e qualidade de vida do pai aumentaram muito pelo cuidado da mãe com a saúde de todos da família. “Justamente porque ele foi conversar com minha mãe; a mulher na maioria das vezes exerce esse papel importante de incentivar o marido, o filho, pra fazer o exame de prevenção e o tratamento, caso necessário”, complementou.
Em qualquer doença, quanto mais cedo identificada, maiores são as chances de cura. Isso ocorre também com o câncer de próstata, que tem baixa taxa de mortalidade quando identificado logo no início. Para a coordenadora do serviço médico do TRE-TO, dra. Mary Carlos Freire, levar o assunto para o ambiente de trabalho é fundamental para ajudar a conscientizar todos os colaboradores. “Essa é mais uma etapa de promoção de saúde da instituição. Historicamente percebemos que o homem cuida menos da saúde do que as mulheres, e é importante que nos locais de trabalho haja esse incentivo para que o homem olhe um pouco mais para sua qualidade de vida, para sua saúde e que busque também formas de prevenção”, afirmou.
A adoção de hábitos saudáveis, realização de atividades físicas, alimentação saudável e principalmente visitas ao médico e realização de exames de rotina são algumas das práticas que podem salvar a sua vida. Cuide-se!
Bárbara Andrade - estagiária ASCOM/TRE-TO