Em visita ao TRE-TO, estudantes de Direito são recebidos pela Corte Eleitoral em sessão plenária
Apresentação dos mecanismos de segurança da urna eletrônica também fez parte da programação.
Estudantes do 6º período do curso Direito da Faculdade Serra do Carmo estiveram na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na tarde desta sexta-feira (25/11), para conhecerem o funcionamento do Tribunal e os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas. Além de participarem da 110ª Sessão Plenária, a visita também incluiu o setor de Tecnologia da Informação no roteiro.
Saudados pelo presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, e demais membros da Corte Eleitoral, o grupo de estudantes recebeu informações sobre a atuação da JE-TO em anos não eleitorais, com explicações adicionais sobre os protocolos de atuação dos juízes e advogados no que diz respeito ao julgamento dos processos.
Em sua primeira visita ao Tribunal, a universitária Isadora Rodrigues destacou que a visita “superou todas as minhas expectativas, despertando inclusive o interesse para o Direito Eleitoral”.
Para Liliane Borges, professora da disciplina de Prática Real e Simulada I, a possibilidade de conhecer o funcionamento do Tribunal é uma excelente oportunidade para os alunos e agrega conhecimento prático aos universitários. “Parte da tarefa da disciplina é promover uma atividade real que não seja apenas simulada. Trazer o universitário até o TRE-TO, para que ele veja na prática um julgamento ao vivo, faz parte de um aprendizado necessário para que ele se prepare melhor para a atividade profissional”, disse.
Agendamentos
As sessões plenárias são abertas ao público em geral com transmissão pelo canal do YouTube do TRE-TO. Para sistematização de visitas guiadas em grupo basta acessar o site da Escola Judiciária Eleitoral e informar os dados solicitados.
Objetivo Estratégico:
3 - Fomentar a educação política da sociedade