Balanço: Em 2022, mais de 700 pessoas dialogaram com a JE-TO sobre a participação da mulher na política
Programa +Mulher +Democracia passou por 10 municípios tocantinenses ao longo do ano.
Há três anos, o programa de inclusão política da mulher desenvolvido pela Justiça Eleitoral do Tocantins vem fomentando, de maneira permanente, a participação efetiva da mulher no cenário político tocantinense. Somente em 2022, 11 ações foram realizadas pelo +Mulher +Democracia em todo o estado, alcançando mais de 700 pessoas em 10 municípios tocantinenses.
Entre os meses de março e julho, o programa passou por Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Natividade, Tocantinópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí e Miracema. Por meio de debates e conversas fomentados por mulheres que se destacam na sociedade de cada uma destas localidades, o objetivo das ações foi incentivar a participação no processo eleitoral, conscientizar e promover a reflexão a respeito da paridade entre os gêneros, da necessidade de combater a violência política e da prática de ações irregulares, como as candidaturas laranjas.
Trabalho que vem obtendo bons resultados. Nas Eleições Gerais de 2022 houve um aumento de 6% nas candidaturas femininas no Tocantins, comparado ao percentual das Eleições Gerais de 2018, que registrou 29% de participação de mulheres no pleito. “Dados os resultados apresentados até o presente momento, há de se reconhecer o esforço e dedicação de todos os envolvidos nessa importante ação, a qual mostrou-se efetiva em razão do incremento da participação feminina no pleito. Os resultados efetivos em número de mulheres eleitas serão refletidos nas próximas eleições pois trata-se de um resultado a longo prazo”, pontuou a coordenadora do programa, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço.
Objetivo Estratégico
- Fomentar a educação e a participação política da sociedade
Gilsiandry Carvalho - ASCOM TRE-TO