TRE-TO realiza atendimento itinerante na comunidade Quilombola Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia
A iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços eleitorais a quem não tem condições de se locomover até o município sede da 34ª Zona Eleitoral, em Araguaína, ou fazer a solicitação online.
Dando seguimento ao calendário de atendimentos itinerantes, equipe da Justiça Eleitoral do Tocantins está nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/03) na Comunidade Quilombola Cocalinho, em Santa Fé do Araguaia. A iniciativa visa facilitar o acesso aos serviços eleitorais a quem não tem condições de se locomover até o município sede da 34ª Zona Eleitoral, em Araguaína, ou fazer a solicitação online; o prazo para realização de operações no cadastro eleitoral termina em 4 de maio.
Com atendimento na Escola Municipal Emanuel, a equipe da Justiça Eleitoral tem realizado muitos alistamentos eleitorais. Luciana Vasconcelos de Sousa, de 16 anos, foi uma das primeiras jovens atendidas no itinerante. “Sou aqui da comunidade Quilombola Cocalinho e estou fazendo meu título de eleitor pela primeira vez; é de suma importância para eu estar votando, pra ver se a gente traz melhorias para a nossa população e a cidade em geral”, disse.
A jovem Izaquilene Ferreira, que ainda tem 15 anos, também fez questão de comparecer ao atendimento para tirar o primeiro título. “Estou muito feliz em poder votar”, comemorou a estudante que poderá votar porque completa 16 anos antes do dia das eleições
Também morador da comunidade, Pedro Henrique Cunha da Silva fez o alistamento pela internet (Titulo Net) em 2020 e buscou atendimento itinerante para imprimir o título. “Acho muito importante trazer esse acesso melhor para nossa comunidade; é uma grande oportunidade pra gente que não temos recursos para ir em Araguaína”, afirmou o eleitor que votou pela primeira vez em 2020.
Na comunidade Cocalinho o atendimento itinerante prossegue até esta sexta-feira (25/3); no sábado (26/3), os serviços eleitorais serão realizados na Câmara Municipal de Santa Fé do Araguaia.
“Às vezes as pessoas não tem a dimensão da importância de um trabalho desse feito dentro da comunidade, porque o nosso povo é um povo carente e às vezes deixa de votar, de exercer seu papel de cidadão porque não tem condições de ir até a cidade mais próxima, que no caso é Araguaína para estar confeccionando seu título para exercer o seu papel. Então a gente só tem a agradecer”, avaliou José Carlos Silva Souza, quilombola, professor na Comunidade Cocalinho e presidente da Câmara de Vereadores de Santa Fé do Araguaia.
OBJETIVO ESTRATÉGICO
1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)