Justiça Eleitoral do Tocantins leva atendimento a indígenas Karajá-Xambioá
Entre os dias 21 e 23 de março foram realizados aproximadamente 130 atendimentos.
Para ampliar o acesso dos cidadãos indígenas aos serviços eleitorais, equipes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) estão realizando atendimentos itinerantes em aldeias do estado. Nesta semana, entre os dias 21 e 23 de março, os serviços cartorários foram levados para a Aldeia Wari-lyty, em Santa Fé do Araguaia (município integrante da 34ª ZE de Araguaína). Ao todo foram registradas 128 demandas durante os três dias de atendimento aos indígenas Karajá-Xambioá.
Durante a ação foram feitos oito alistamentos (1º título), 93 revisões/atualização de dados, 23 transferências, além da impressão de cinco certidões. O jovem Kayky Kurina Alves Karajá, 17 anos, fez o alistamento eleitoral e já está apto a votar nas Eleições 2022. “Estou aqui pela primeira vez tirando o meu título de eleitor, e eu acho que é muito importante porque é um direito nosso votar”, disse o jovem.
“Achei muito importante trazer essa equipe para atender aqui na aldeia para fazer o título, porque nosso acesso a cidade é muito difícil, a gente tem dificuldade porque alguns não tem veículo ou transporte”, complementou a eleitora Rosana Rodrigues de Matos Karajá, destacando ainda a satisfação em saber que para as Eleições 2022 o TRE-TO instalou uma seção eleitoral no Centro de Ensino Médio Indígena (CEMI). “Eu fico muito feliz por ter trazido a urna para nós votarmos aqui nessa escola, vamos votar em nossa aldeia. Porque antes a gente tinha que ir para outra aldeia para votar, o que ficava muito difícil, agora vamos votar aqui na nossa aldeia, isso é muito importante para nós”, destacou.
O Tocantins conta atualmente com mais de 5.100 eleitores indígenas aptos a votar, distribuídos em 23 locais de votação instalados em aldeias do estado.
Itinerantes
A ação itinerante visa proporcionar o acesso aos serviços eleitorais aos eleitores que não têm condições de realizar atendimento on-line ou se locomover até o município sede da Zona Eleitoral. O prazo para operações no cadastro eleitoral termina em 4 de maio.
Ainda nesta semana, no período de 24 a 26 de março, a equipe da 34ª ZE de Araguaína estará realizando atendimento na Comunidade Quilombola Cocalinho, também no município de Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins.
OBJETIVO ESTRATÉGICO
1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)