Comunidade Malhadinha recebe ação do Programa Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas
Evento na comunidade quilombola do município de Brejinho de Nazaré ocorreu nesta sexta-feira (25/3).
A Justiça Eleitoral do Tocantins esteve, nesta sexta-feira (25/3), na Comunidade Quilombola Malhadinha - Município de Brejinho de Nazaré, com ações do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas.
Roda de Conversa com a comunidade, votação simulada com Urna Eletrônica e atendimento itinerante ao eleitor fizeram parte da iniciativa que visa promover a conscientização e participação desta parcela da sociedade no processo político.
O projeto preza pela representatividade das comunidades na política e reforça a participação de todos no fortalecimento da democracia. “A democracia e política estão presentes no nosso dia a dia, são ferramentas que a comunidade se vale para lutar por terra, saúde, educação, respeito e reconhecimento da memória e da cultura. A comunidade Malhadinha é um símbolo de resistência e de luta e a democracia e política são instrumentos que devem ser utilizados a favor dessa luta”, afirmou destacou o chefe de cartório da 12ª ZE de Xambioá, Felipe Fialho.
A ação foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE/TO), 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional e 12ª Zona Eleitoral de Xambioá; e foi realizada em parceria com o projeto Prefeitura Itinerante do município de Brejinho de Nazaré.
Ariadne Cesar Nogueira, moradora de Malhadinha, aprovou as ações do projeto na comunidade. “Temos dificuldade em ir até a cidade e a vinda dos serviços públicos e dos órgãos competentes até nós para nos passar informações importantes de políticas públicas e ouvir nossas demandas é muito bom", disse.
Atendimento ao eleitor
Durante a ação, a equipe da 3ª ZE de Porto Nacional realizou o atendimento de 35 eleitores. Ao todo foram solicitadas 19 revisões, 9 alistamentos (1º título) e 7 transferências de domicílio eleitoral.
Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO