Acessibilidade: TRE-TO participa de curso sobre audiodescrição
Capacitação foi iniciada nesta segunda-feira (02/05) e conta com dez encontros à distância entre os dias 2 e 13 de maio.
Com foco em promover a acessibilidade a todos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza de 2 a 13 de maio o curso à distância “Introdução à Audiodescrição de Imagens Estáticas e Dinâmicas”. Com cronograma dividido em dez aulas, o curso visa capacitar o quadro de pessoal da Justiça Eleitoral na produção de conteúdos visuais acessíveis, que envolvem desde as divulgações por e-mail, passando por eventos, cursos, palestras, bem como na elaboração de relatórios, publicações, conteúdo para redes sociais, portais da internet/intranet ou qualquer meio em que haja figuras, gráficos, imagens, fotografias e correlatos.
Do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) participa do curso a assessora de Planejamento da Diretoria Geral, Silvia Helena Dias, que destaca que a capacitação é muito importante e vai facilitar a construção de materiais institucionais acessíveis, especialmente relatórios e informativos de interesse do cidadão. “O curso de audiodescrição é de suma importância para tornar ainda mais acessíveis os produtos e serviços da Justiça Eleitoral. O evento, com certeza, ampliará minha compreensão sobre o tema”, afirmou.
Os principais conteúdos que serão abrangidos durante o curso são: conceitos, diretrizes e aplicabilidade da audiodescrição; audiodescrição de imagens estáticas, dinâmicas e vídeos curtos; elaboração de roteiro áudio descritivo, entre outros. Conforme a Seção de Educação do TSE, há previsão de realização de turmas adicionais ainda neste ano, as quais serão oportunamente divulgadas.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão