PLS nas Zonas Eleitorais: NUGES apresenta projeto para 29ª ZE de Palmas
A 29ª zona eleitoral de Palmas é a maior do Estado, com 198.441 eleitores.
Cerca de 40 pessoas participaram de mais uma etapa do projeto PLS nas Zonas Eleitorais - Sustentabilidade, eu também faço parte! na tarde desta quarta-feira (29.06), no cartório da 29ª eleitoral de Palmas, ocasião em que foram apresentadas as ações de conscientização e sensibilização sobre a política de Sustentabilidade em desenvolvimento no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE -TO).
A explanação foi realizada pela equipe do NUGES, através de demonstração dos dados de consumo da 29ª Zona Eleitoral de Palmas - período 2015 a 2021 - nos eixos temáticos: energia, papel, copo descartável, combustível, água, impressão e gestão de resíduos. Também foram apresentados dois vídeos institucionais: Plano de Logística Sustentável 2021/2026 e Projeto Eleições Sem Sujeira 2022.
A 29ª eleitoral de Palmas é a maior do Estado, com 198.441 eleitores. Para as Eleições 2022 serão ofertadas 76 novas seções eleitorais, subindo de 544 para 620. Para gerenciar os recursos em decorrência das atividades cartorárias, a unidade vem adotando algumas estratégias para reduzir custos. Uma delas é a utilização de aplicativo para acionar os aparelhos de ar condicionado, o que tem reduzido o consumo de pilhas.
“Além disso, nas eleições 2020, o material impresso (informativos, manuais e demais orientações) enviado às escolas foi recolhido, acondicionado e enviado à reciclagem através da equipe material/suporte pós eleições. Demais materiais de expedientes e de higiene utilizados no dia da eleição foram doados aos locais de ensino do município para reutilização no ambiente escolar. Dessa forma, entregamos os locais de votação requisitados para o Pleito sem sujeira ou desperdício de recursos materiais, além de realizarmos doações às escolas, proporcionando ao corpo docente e alunos itens adquiridos para uso das eleições que serão reutilizados durante o próximo ano letivo”, explicou a chefe de cartório da 29ª ZE de Palmas, Ana Cecília Catapan.
Outras ações sustentáveis desenvolvidas pela 29ª ZE na rotina cartorária foram: a otimização dos espaços a fim de gerar economia de energia, água, produtos de limpeza e demais insumos. Dos três pavimentos disponíveis estão sendo utilizados apenas um, o que tem gerado, além de resultados da sustentabilidade, maior integração entre as equipes.
Outro exemplo vem das eleições de 2020, ocasião em foi criada a ata digital para o registro das ocorrências no dia da votação. A iniciativa proporcionou a redução de papel A4 e facilitou a gestão da informação entre as unidades.
Projeto
A execução do projeto PLS nas Zonas Eleitorais acontecerá em duas etapas, sendo que 22 zonas eleitorais serão visitadas em 2022 e as demais no primeiro semestre de 2023. O objetivo é sensibilizar, aproximar e demonstrar a importância da participação de cada servidor e colaborador da Justiça Eleitoral do Tocantins na política de sustentabilidade da instituição.
Lília Mara - NUGES - TRE-TO
OBJETIVO ESTRATÉGICO
06 - Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade