Auditores avaliam processo de Atendimento ao Eleitor nos cartórios eleitorais

Com auditorias presenciais e online, o processo Atendimento ao Cidadão das 33 Zonas Eleitorais do Tocantins é avaliado

Auditores avaliam processo de Atendimento ao Eleitor nos cartórios eleitorais

Nesta terça-feira (28/7), os auditores internos estiveram na 5ª Zona Eleitoral de Miracema e na 3ª ZE de Porto Nacional para avaliar o processo Prover Excelência no Atendimento ao Cidadão. Paralelamente, as demais 31 ZEs do estado também foram auditadas de forma online. Durante os trabalhos, os auditores analisaram o sistema, o fluxo de atendimento dos eleitores e as instalações dos cartórios relativo à segurança, adequações de acessibilidade e ambiente de trabalho (funcionalidade e conforto).
O juiz da 3ª ZE, Elias Rodrigues dos Santos, destacou os benefícios da auditoria. “A auditoria é muito importante para aferir a qualidade dos nossos serviços. Para mim é um grande prazer estar aqui. A partir do momento que o sistema é auditável, isso garante transparência e confiabilidade ao nosso trabalho”, destacou.
Sobre a auditoria, o chefe de cartório da 3ª ZE, Domingos Galvão de Melo, apontou que o procedimento é uma oportunidade de acrescentar melhorias ao fluxo de trabalho. “É muito bom ser auditado pela oportunidade de podermos melhorar. Tenho certeza que cada um de nós aqui que, por ventura, não tiver seguido à risca o que pede os manuais, com certeza fez tentando acertar”, disse.
Compartilhando a mesma opinião, a chefe de cartório da 5ª ZE, Auryany Fonseca, também destacou a importância da auditoria. "Sinto que a partir de hoje receber uma auditoria deixou de ser um sofrimento e passou a ser mais uma oportunidade de aprendizado. Como os questionamentos são sobre procedimentos já corriqueiros, do dia a dia do Cartório e já conhecemos bem os requisitos da norma, a auditoria representa uma oportunidade de melhoria dos nossos serviços" avaliou.

Processos auditados
A auditoria segue até a próxima sexta-feira (1/9). Estão sendo avaliados o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO e o Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral (PQJE) visando a recertificação dentro das normas ISO 9001/2015. Vinte processos serão auditados, subdivididos em quatro macroprocessos:
Processos de Gestão e Liderança: Gerir o planejamento das Eleições, Gerir a Estratégia e Gerir a Comunicação Institucional;
Processos de monitoramento e melhorias: Ouvir o cliente, Monitorar o cadastro de eleitores, inspecionar os cartórios eleitorais e auditar a votação eletrônica;
Processos de apoio: Gerir logística para zonas eleitorais, prover a infraestrutura tecnológica, orientar e processar prestação de contas de campanha eleitoral, gerir urnas eletrônicas, gerir o orçamento, gerir bens e serviços, alocar e desenvolver pessoas;
Processos finalísticos: Prover excelência no atendimento ao cidadão, monitorar o trâmite processual judicial do 1º e 2º grau, monitorar a votação, monitorar a apuração e diplomar eleitos e suplentes.

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

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