Acessibilidade nas Eleições 2022: Confira os prazos que eleitor ou eleitora com deficiência ou mobilidade reduzida devem ficar atentos
Necessidades devem ser informadas para que a Justiça Eleitoral providencie os meios e recursos destinados a facilitar-lhes o exercício ao voto.
Conforme estabelece a Resolução TSE 21.008/2022, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que votam em seções especiais têm até 4 de julho para comunicar ao juiz eleitoral qualquer restrição ou necessidade específica para o dia da votação. Objetivo é garantir os meios e recursos disponíveis para facilitar a estes eleitores a devida acessibilidade nas urnas.
Para informar à Justiça Eleitoral suas necessidades especiais, o eleitor, seu familiar ou seu procurador deve encaminhar a manifestação com declaração do tipo de deficiência por meio do Balcão Virtual.
Transferência Temporária
Já de 18 de julho a 18 de agosto os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não fizeram a solicitação de transferência para seção especial até o fechamento do cadastro eleitoral (4 de maio) terão mais uma chance. A transferência temporária - que vale apenas para as Eleições 2022 - deverá ser solicitada pela Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (CAVE).
Programa de Acessibilidade e Inclusão
1 - Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão