Pardal: TRE-TO discute como será a utilização do aplicativo de denúncias nas Eleições 2022
Criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais, o Pardal tem como objetivo principal facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs e do MPE.

O fluxograma do aplicativo Pardal e os procedimentos que serão adotados nas Eleições 2022 para combater as irregularidades que possam vir a ocorrer no período eleitoral foram pauta de encontro entre o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e a Procuradoria Regional Eleitoral na manhã desta quarta-feira (6/7).
Reunião de trabalho visa otimizar os processos e contou com a participação do vice-presidente e corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier; do Procurador Regional Eleitoral, João Gustavo Seixas; do diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos; dos secretários Vick Mature (SJI) e Valdenir Borges Junior (STI); do assessor da Presidência, Laudyone Arruda; e os servidores da Corregedoria, Ateon Siqueira e Adriana Bueno.
O aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais tem como objetivo principal facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à no combate às práticas ilícitas na campanha eleitoral.
Conforme destacou o corregedor Eleitoral, a Justiça Eleitoral está envidando todos os esforços para o bom andamento do pleito. “Nosso foco é fazer com que cada etapa do processo eleitoral seja cumprida da melhor forma; e no que tange às irregularidades, cabe ao Ministério Público o ofício de apurar as denúncias que chegarem ao conhecimento da Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal. E nesse sentido, a população também pode ajudar relatando qualquer irregularidade que presenciar no período eleitoral. Um esforço de todos em prol da democracia", afirmou Lamounier.