Membros da Comissão Editorial da Revista Cidadania em Foco se reúnem para discutir manual da publicação
A publicação em formato eletrônico tem como eixos temáticos Democracia, Cidadania e Gestão Pública
Os membros da Comissão Editorial da Revista Cidadania em Foco se reuniram nesta sexta-feira (25/2) para discutir o manual da publicação, que a partir deste ano passa a ser desenvolvida, editada e publicada em formato eletrônico, atendendo aos princípios da Sustentabilidade e Inovação - valores institucionais da Justiça Eleitoral do Tocantins. A comissão da revista é presidida pelo Vice-Presidente e Corregedor, desembargador Eurípedes Lamounier e as normas da publicação estão estabelecidas na Resolução 519/2021.
Ao iniciar a reunião, o presidente da Comissão, desembargador Eurípedes Lamounier fez uma breve apresentação da proposta da revista eletrônica aos doutores Angela Haonat e Tarsis Barreto, professores convidados e que passaram a integrar a Comissão Editorial. “Sejam bem-vindos Doutora Ângela Haonat e Doutor Tarsis Barreto, muito obrigado por se empenharem e colaborarem conosco nas próximas edições desse importante periódico científico, que destina-se a difundir e estimular a pesquisa e a produção científica e que terá uma abrangência muito maior agora com esse formato eletrônico”.
A Revista Cidadania em Foco terá periodicidade semestral, com conteúdos voltados à pesquisa e produção científica nas áreas e ramos do Direito Eleitoral, Constitucional, Administrativo e áreas correlatas, além de outras áreas de conhecimento ligadas diretamente às atividades da Justiça Eleitoral e tem como eixos de suas publicações as temáticas Democracia, Cidadania e Gestão Pública.
Ainda durante o encontro, a Editora Chefe da publicação, Maria do Carmo Barbosa apresentou um histórico da publicação da primeira edição da Revista Jurídica, iniciada em 2007 e sua evolução até a adoção do formato eletrônico da publicação, que agora é denominada revista Cidadania em Foco, que terá seu processo editorial realizado por meio da plataforma digital SEER (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas), objetivando assim a garantia da transparência e livre acesso a leitores e autores, favorecendo ainda o intercâmbio entre instituições.
O Manual da Revista Cidadania em Foco será divulgado em breve e traz o histórico da revista jurídica, normas de submissão para autores, critérios de avaliação de artigos, equipe técnica editorial, código de conduta editorial e deveres dos envolvidos.
Além dos integrantes da Comissão, a reunião contou ainda com a participação do Diretor-Geral do TRE-TO, José Machado dos Santos.
A Comissão
Instituída pela Portaria nº 84/2022, a Comissão Editorial da Revista tem como principais atribuições: indicar integrantes para o corpo científico; definir a estrutura da revista; definir editor gerente, editores de seção e revisores; aprovar o manual e o cronograma de atividades para cada edição; além de atuar como consultor para dirimir dúvidas em questões éticas ou de pareceres de avaliadores divergentes, casos controversos, sobre questões de conflitos de interesses ou outras relacionadas às políticas éticas e editoriais.
A Comissão é composta pelos membros: Desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, Vice-Presidente da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins e Presidente da Comissão; Kathiene Pimentel da Silva, Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins e vice-presidente da comissão; e tem como integrantes os professores convidados Dra. Angela Haonat e Dr. Tarsis Barreto; e os servidores Vick Aglantizakis, Secretário Judiciário e Gestão da Informação; Wagner Nogueira, Coordenador de Gestão da Informação; Maria do Carmo Barbosa, Chefe da Seção de Editoração e Publicações; Laudyone Arruda, assessor especial da Presidência; Renato Gomes, coordenador jurídico-administrativo da Corregedoria, e os servidores Veronica Bandeira Martins e Adilson Cunha Silva.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
3 - Fomentar a educação política da sociedade;
6 - Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade;
11 - Prover transformação digital e inovações tecnológicas.
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)