Acessibilidade: Justiça Eleitoral do Tocantins fomenta ações inclusivas
Tornar ambientes e informações acessíveis é um dos objetivos da Justiça Eleitoral do Tocantins, que tem a acessibilidade como valor institucional
Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Acessibilidade, data que visa conscientizar e estimular uma ação proativa pela construção de uma sociedade mais inclusiva, com igualdade de oportunidades. Na Justiça Eleitoral do Tocantins, a acessibilidade é um valor institucional e a garantia da cidadania efetiva, que alcance a todas e todos, é prioridade.
Dos mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses, 10.803 são eleitoras e eleitores se manifestaram no cadastro eleitoral com deficiência ou mobilidade reduzida - aproximadamente 1% do total do eleitorado. Deste total, 3,3 mil pessoas são deficientes físicos, 2,5 mil deficientes visuais e 1,6 mil deficientes auditivos.
Eleitorado que conta com acesso acessível para as seções eleitorais, assim como ferramentas disponibilizadas nas urnas eletrônicas - braile, ponto de referência na tecla 5, fone de ouvido e Libras. Nas Eleições Gerais de 2022, também foi ofertado o auxílio de coordenadores de acessibilidade nos locais de votação para suporte na garantia do exercício do voto com segurança, respeito e dignidade.
Dicornélio da Silva tem mobilidade reduzida e foi uma das pessoas assistidas durante o pleito. Para ele, as ações que visam a acessibilidade são essenciais e fazem toda a diferença. “Me senti muito satisfeito e respeitado. Para mim, é muito importante garantir esse suporte nas eleições porque na maioria das vezes é difícil você chegar em um lugar e não ter alguém que possa te ajudar”, disse.
Além de remover barreiras físicas, a inclusão também está pautada na acessibilidade comunicacional. A oferta de meios para que qualquer cidadão
tenha acesso à informação, de forma simples, fácil e direta, é disponibilizada pelo judiciário eleitoral por meio dos serviços de tradução simultânea em Libras nas sessões plenárias e eventos públicos, uso da descrição de imagens nas redes sociais e funções específicas para leitura no site do TRE-TO.