“Recebo esta medalha em nome dos integrantes do meu batalhão”, diz coronel do 22º BI do Exército ao receber Medalha do Mérito Eleitoral
A honraria concedida pelo TRE-TO visa homenagear pessoas e instituições que contribuem com o trabalho da Justiça Eleitoral.
O comandante do 22º Batalhão de Infantaria, coronel Adenir Nogueira Fernandes, foi condecorado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na tarde desta segunda-feira (12/12), com a Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins. Instituída em 2003 a honraria destaca pessoas físicas e entidades - nacionais e estrangeiras - que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Tocantins, mereçam especial distinção.
Conforme destacou na sessão solene o chanceler da Medalha de Mérito Eleitoral, presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, a distinção foi concedida pelo trabalho realizado pelo Exército na segurança de locais de votação e logística de transporte das urnas durante as eleições, notadamente nas seções instaladas dentro das aldeias indígenas. “A parceria entre a Justiça Eleitoral do Tocantins e o Exército Brasileiro nas Eleições do Estado é histórica e bem-sucedida, pelo comprometimento, dedicação e zelo demonstrados de sua missão junto à Justiça Eleitoral do Tocantins. O homenageado faz jus ao merecimento desta distinta honraria”, afirmou.
Em seus agradecimentos, o comandante do 22º BI, Coronel Adenir Fernandes, destacou o trabalho realizado pelos militares que integram o batalhão, com os quais fez questão de dividir os méritos. “Tenho a grata satisfação de estar aqui neste dia em meio a membros tão ilustres, recebendo uma honraria como esta. A medalha está em meu nome mas na verdade é dedicada a toda a minha tropa que está no quartel; tenho grande honra em recebê-la em nome dos integrantes do meu batalhão”, completou.
O coronel ainda compartilhou detalhes do trabalho desenvolvido nas Eleições Gerais de 2022. Segundo ele, entre “material, meios e homens”, estavam à disposição da JE-TO duas aeronaves do Exército, 32 viaturas e cerca de 500 militares para atuação em 13 aldeias indígenas.
Composição do Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral no Tocantins
Além do presidente, fazem parte da mesa de honra como membros do conselho tutelar da Medalha, o Corregedor Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier; o procurador Regional Eleitoral, Dr. João Gustavo de Almeida Seixas; a ouvidora e juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, o juiz membro José Maria Lima; o juiz membro Gabriel Brum; a juíza membro Delícia Feitosa; o juiz membro Rodrigo de Meneses; assim como o diretor geral do TRE-TO e secretário da sessão, José Machado dos Santos.
Objetivo Estratégico:
7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral