TRE-TO participa de simpósio sobre emprego do Exército Brasileiro nas Eleições de 2022
Além de reforçar a segurança, as Forças Armadas também prestam apoio logístico para o transporte de urnas aos locais de difícil acesso.
O emprego do Exército Brasileiro na garantia da votação e apuração das Eleições de 2022 foi tema de simpósio realizado, nesta terça-feira (30/8), pelo 22º Batalhão de Infantaria, em Palmas. Cerca de 170 militares vão atuar em parceria com a Justiça Eleitoral no pleito deste ano.
O evento contou com a participação do assessor jurídico do TRE-TO, Adilson Cunha Silva, que falou sobre a conduta das forças de segurança durante a realização do pleito. “Eventos como esse são de grande importância não só para a promoção e garantia da ordem das eleições como também para o fortalecimento da democracia e da cooperação interinstitucional, além de otimizar os trabalhos no âmbito da Justiça Eleitoral para a realização das eleições tanto na véspera como no dia das eleições“, destacou Cunha.
Os militares atuam em áreas federais no dia da votação. No Tocantins, o Exército estará presente em 14 seções eleitorais localizadas em aldeias indígenas. Além de reforçar a segurança, as Forças Armadas também prestam apoio logístico para o transporte de urnas aos locais de difícil acesso.
"Nossa principal missão é garantir a execução do pleito eleitoral de forma tranquila, então para a gente é muito importante essas palestras para sabermos como e quando vamos atuar. Estamos aqui para colaborar com a Justiça Eleitoral", afirmou o comandante do 22º Batalhão de Infantaria, Coronel Adenir Fernandes Nogueira.