Segurança: urnas eletrônicas e tecnologias utilizadas nas Eleições são abordadas em evento da JE-TO em Novo Acordo
Ação integra o projeto Democracia: Diálogo e Transparência.
Em mais uma edição do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, a comunidade de Novo Acordo (sede da 35ª Zona Eleitoral) e região participou de bate-papo sobre os mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, com foco nas urnas eletrônicas e as principais tecnologias utilizadas nas Eleições.
Durante a programação, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Júnior, apresentou as principais tecnologias utilizadas no processo eleitoral, ressaltando os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas, que possuem projeto e concepção específicos para a Justiça Eleitoral, não são conectadas em rede de comunicação/internet e funcionam exclusivamente com sistemas da Justiça Eleitoral. O Secretário também explicou que o sistema é totalmente auditado e verificado. “A urna eletrônica é o mecanismo que o cidadão acessa, para garantir de forma sigilosa, a efetividade do seu direito ao voto, garantindo assim a sua cidadania. Porém, a urna eletrônica não está sozinha; para que ela funcione existem inúmeros sistemas que montam a grande tecnologia que compõe o sistema eleitoral”, afirmou.
O evento foi realizado no Fórum da Comarca e contou com a participação de gestores públicos, advogados, diretores de escolas, professores, representantes das polícias Civil e Militar, servidores públicos municipais e estaduais.
Participando do diálogo promovido pela JE, o diretor do Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, Wesley de Oliveira Ramos, falou sobre a importância da participação ativa da sociedade no processo eleitoral. “Fiquei muito feliz pelo convite em participar desse momento do projeto Democracia: Diálogo e Transparência, que valida muito a capacidade que nós brasileiros temos de fazer as coisas boas e bem feitas. E esse é um processo que a gente precisa estimular muito, que a gente pode confiar plenamente no nosso sistema eleitoral, que ele é fidedigno, é verdadeiro e é nosso. E que os nossos jovens acreditem cada vez mais nisso, no nosso potencial e na nossa capacidade de fazer bem e fazer melhor e fazer mais”.
Recebendo o evento na 35ª ZE, a juíza eleitoral Aline Marinho Bailão Iglesias também elogiou a iniciativa da expedição e afirmou que as pessoas que participaram da ação poderão se tornar multiplicadores da informação. "E quanto mais informação nós temos, melhor nós vamos conseguir atuar, especialmente no enfrentamento à desinformação relacionada à segurança do processo eletrônico de votação, que sem dúvidas hoje é o maior problema das nossas eleições”, disse. "Quando o Tribunal vem à Zona Eleitoral, para gente é uma forma de nos estimular a trabalhar mais ainda e melhor", complementou.
Presenças
O evento contou com a participação da Presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação e Ouvidora Eleitoral, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil; da Prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista de Castro; o Vice-prefeito José Marlos Andrade; dos vereadores Maria das Graças Brasileiro, Rosimeire Batista, Cássio Patrício, João Jesuíno Patrício e Domingos Andrade; dos representantes da Polícia Militar Edmundo Paulino e Deusivan Fonseca; do delegado Fabrício Rossi Costa; do advogado Sebastião Henrique Viana; do diretor da rádio Portal do Jalapão, Heuler Pereira; além de professores, servidores públicos estaduais e municipais, a chefe do cartório eleitoral, Erlene Dias e equipe da 35ª ZE. Do TRE-TO também participaram do evento a Secretária de Gestão de Pessoas, Cristiane Boechat, e a coordenadora de Assistência Médica, Mary Freire.
Programação
Nesta sexta-feira, 19/08 as atividades do projeto acontecerão em Paraíso do Tocantins (7ª ZE), às 9h, na Câmara Municipal.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)