Segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas é destacada em evento da Justiça Eleitoral em Dianópolis
Ação faz parte do Projeto Democracia: Diálogo e Transparência do TRE -TO
Em Dianópolis, município do sudeste do Tocantins e sede da 25ª Zona Eleitoral, foi realizada mais uma etapa do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Durante o evento, realizado na Câmara Municipal, foram apresentados os principais mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação e os participantes puderam interagir com as urnas eletrônicas com votação simulada e acompanhamento da impressão da zerésima e do boletim de urnas.
Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE -TO) desde 2021, o projeto Democracia: Diálogo e Transparência tem o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança do processo eleitoral e combater a desinformação por meio de ações que dialoguem com a sociedade.
Em uma palestra interativa, o coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal, Fernando Mendonça, apresentou uma evolução do processo de votação, detalhando o passo a passo da votação, apuração e totalização do resultado da eleição. Na ocasião, o coordenador explicou que as urnas eletrônicas só funcionam com softwares oficiais e não possuem conexão com internet, o que impossibilita qualquer ataque cibernético aos votos registrados e garante a inviolabilidade do equipamento.
Assistindo a apresentação, a cidadã dianopolina Celenita Gualberto relembrou as dificuldades na apuração dos votos quando ainda se utilizava cédulas e ressaltou a confiança no processo de votação por meio eletrônico. “O processo de votação eletrônica é confiável porque é um processo conjunto, de vários atores, organizações envolvidas em várias instâncias; é um sistema operacional específico para um fim único, seguro e confiável", frisou.
Também participaram do evento o prefeito de Dianópolis, José Salomão; a presidente da Câmara de Rio da Conceição, Cristina Barbosa; o vereador Rogério Alfredo da Silva; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Silvio Silveira; o 1°Tenente Polícia Militar, Norberto Filho Gonçalves; a advogada Cecília Bezerra; dirigentes de diretórios partidários; servidores do Executivo municipal, professores; além de servidores do Poder Judiciário e do cartório eleitoral.
Desinformação
O enfrentamento à desinformação é um dos tópicos abordados durante a apresentação. Em sua fala, o juiz eleitoral da 25ª ZE, João Alberto Mendes Bezerra Junior, destacou a seriedade do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e alertou para os conteúdos falsos que circulam nas redes. "A evolução da Justiça Eleitoral é digna de aplausos, o processo de votação por meio das urnas eletrônicas é um orgulho para nós brasileiros. Precisamos combater a desinformação com informação verdadeira, e afirmo, se você quer uma informação correta sobre o processo eleitoral, a Justiça Eleitoral é a fonte primária e altamente confiável".
Já o chefe de cartório, Mateus Brito, destacou a importância da população participar do processo eleitoral como fiscal e conferir, de perto, toda a lisura do trabalho. "Aproximar a Justiça Eleitoral da população, manter esse diálogo aberto com a sociedade é fundamental para o enfrentamento à desinformação sobre o processo eleitoral brasileiro. É de suma importância que todos participem das cerimônias públicas - geração de mídias, carga e lacração das urnas - a fim de deixar o processo eleitoral o mais transparente possível e que cada um possa verificar com os próprios olhos esse processo e assim exerçam efetivamente a cidadania, fundamento da República Federativa do Brasil, positivado na Constituição Federal de 1988", afirmou.
Programação
Seguindo o cronograma de eventos da semana, nesta quinta-feira (18/08), o evento será realizado em Novo Acordo (35ª ZE), no Fórum da Comarca, às 13h30; e no dia 19/08 as atividades do projeto acontecerão em Paraíso do Tocantins (7ª ZE), às 9h, na Câmara Municipal.
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;