Mecanismos de fiscalização e transparência são ressaltados em bate-papo promovido pela JE-TO sobre a segurança das urnas
Ação do projeto Democracia: diálogo e transparência foi realizada em Ponte Alta do Tocantins.
Todos os momentos de fiscalização do processo eleitoral foram apresentados, na tarde desta quarta-feira (10/08), aos participantes do encontro promovido pelo projeto Democracia: diálogo e transparência em Ponte Alta do Tocantins - município sede da 26ª Zona Eleitoral do Tocantins.
Sediando o evento, o juiz eleitoral da 26ª ZE, Jorge Amâncio de Oliveira, abriu o bate-papo ressaltando a relevância do diálogo entre a Justiça Eleitoral do Tocantins e a sociedade para o enfrentamento à desinformação. "Vocês todos poderão ser multiplicadores das informações repassadas aqui. As eleições são um ato cívico muito importante e agradecemos a cada um que se disponibilizou a conhecer melhor o processo eleitoral", disse.
Os detalhes de cada procedimento que promove a fiscalização do processo eleitoral foram repassados pelo secretário de Tecnologia e Informação, Valdenir Borges Junior. Da abertura dos códigos fontes - os sistemas que são utilizados nas urnas eletrônicas - em outubro de 2021, passando pelas cerimônias públicas que serão realizadas em setembro para alimentação das urnas, pelas auditorias públicas que ocorrem durante as eleições, assim como a emissão da zerésima e do boletim de urna impresso no dia da eleição, até os atos disponíveis no dia seguinte ao pleito. "Abordamos todas as ações que contribuem para a segurança do processo eleitoral para que as pessoas entendam que ele é realmente seguro, transparente e auditável. Podem ter certeza que a integridade da votação está garantida ", disse o secretário aos presentes.
Participando do evento, o promotor de Justiça Leonardo Valério Púlis Ateniense destacou a clareza da explicação e elogiou a iniciativa. "Foi muito interessante; esse evento traz a população para mais perto da justiça eleitoral, conscientiza acerca da segurança das urnas e evita possíveis fake news que desinformam toda uma população", avaliou.
Também estiveram presentes no evento representantes da Polícia Civil, do empresariado local, religiosos, assistentes sociais e colaboradores do cartório.
Veja quais são os momentos de fiscalização previstos para as Eleições 2022:
OBJETIVO ESTRATÉGICO:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;