Em Pedro Afonso, Justiça Eleitoral fala sobre segurança do processo eleitoral a 200 pessoas
Ação realizada nesta quinta-feira (25/08) visa o combate à desinformação.
A 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso recebeu, nesta quinta-feira (25/08), ação do projeto Democracia: Diálogo e Transparência. Iniciativa visa combater a desinformação por meio do compartilhamento de informações seguras a respeito do sistema eletrônico de votação e do processo eleitoral como um todo.
Cerca de 200 pessoas participaram do bate-papo na zona eleitoral que engloba as cidades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono e Tupirama. Ao abrir o evento, a juíza eleitoral da 23ª ZE, Luciana Aglantzakis, destacou que há 26 anos as urnas eletrônicas vêm sendo utilizadas sem qualquer indício de fraude comprovada e que o sistema eletrônico brasileiro é referência mundial. "Desde a sua chegada, a urna eletrônica possibilitou a eliminação de fraudes no processo eleitoral, afastando a intervenção humana na contagem de votos. O fenômeno das fakenews não pode sobrepujar a verdade, que é uma só: temos uma democracia sólida e um sistema de votação eletrônica que nos orgulha", afirmou a magistrada.
Participando do evento, a presidente da Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-TO, juíza membro Ana Paula Brandão Brasil, também alertou sobre a desinformação e convidou todas e todos a participarem do processo eleitoral. "Todo o processo é auditável e qualquer pessoa pode acompanhar. Essa participação irá mostrar, assim como fazemos aqui hoje, que o sistema é seguro e transparente", frisou.
Participaram do encontro alunos e professores de quatro unidades escolares, o prefeito de Bom Jesus, Paulo Hernandes Moura Lima; o comandante do 3º Batalhão da Policia Militar de Pedro Afonso, tenente coronel Dernivaldo Tirello; o secretário de Indústria e Comércio de Tupirama, José Luís Zensque, e o Chefe do Controle Interno de Tupirama, Joveci Barbosa de Souza; representante do Ruraltins, Gracilene Martins; imprensa; servidores e colaboradores do cartório eleitoral.
Para o comandante da PM em Pedro Afonso, o evento foi muito positivo. "É bom esclarecer essas fakenews para as pessoas terem mais confiança no sistema eleitoral e, com isso, a gente consegue exercer com segurança a cidadania", avaliou o tenente coronel Dernivaldo Tirello.
Objetivos Estratégicos:
2 -Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3 - Fomentar a educação política da sociedade;
Paula Bittencourt (ASCOM/TRE-TO)