Eleições 2022: No Tocantins, 20 urnas eletrônicas passarão pelo Teste de Integridade
Procedimento de fiscalização que verifica se os votos digitados são os mesmos contabilizados pela urna é auditado por empresa auditora externa.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) irá auditar 20 urnas eletrônicas nas Eleições Gerais 2022, por meio do Teste de Integridade. Procedimento que faz a verificação se os votos digitados são os mesmos contabilizados pela máquina, é realizado no dia das eleições, 2 de outubro, em todo o país. No Tocantins, a auditoria acontecerá no Prédio do Ahãdu Eventos, das 7 às 17 horas.
A ação será acompanhada de perto por uma empresa de auditoria externa, responsável pela análise e validação da organização, condução e conclusão dos trabalhos relativos ao Teste de Integridade. Na última terça-feira (30/08), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) realizou uma reunião virtual para alinhar e definir os procedimentos que devem ser realizados pela empresa auditora até a data do pleito. Ao todo, 10 auditores acompanharão os trabalhos; cada auditor fiscalizará duas seções sorteadas.
Teste de Integridade
No Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, realizado no horário oficial da votação - 8h às 17h - qualquer pessoa pode aferir o correto funcionamento do equipamento. Basta anotar os votos que são digitados e comparar com o resultado apresentado pela urna ao final da votação.
A auditoria é realizada em urnas de seções sorteadas no dia anterior à eleição; todo o processo é transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube e é um evento público, aberto à comunidade.
CAVE
Instituída pela Resolução TRE-TO 524/2022, a CAVE é presidida pelo Juiz de Direito Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, tendo como membros os servidores: Maria Zita Rodrigues Vilela Dias, representante da Secretaria Judiciária; Fernando Jorge Ebrahim Lima e Silva, representante da Secretaria de TI; Kathiene Pimentel da Silva, da Secretaria de Gestão de Pessoas; Heloísa Gomes da Silva, da Administração e Orçamento; Jacinta Brito Tavares, Controle Interno Auditoria; Ivana Aparecida Rosa Leão Rezende, Corregedoria Regional Eleitoral. E os suplentes Juiz de Direito Luiz Astolfo de Deus Amorim, Maria José Brito Castro, Clairton Thomazi, Jacira Brito Tavares, José Barroso De Oliveira Neto, Maria Helena Sobrinho Amorim e Talita Guedes Ribeiro.
OBJETIVO ESTRATÉGICO
2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública
Paulo Gualberto (estagiário) – Ascom/TRE-TO