4ª RAE: Gestores do TRE-TO acompanham o monitoramento do Planejamento Estratégico 2021-2026

Encontro foi realizado por videoconferência e contou com a participação de mais de 80 pessoas.

Imagem colorida da tela do computador com participantes da reunião realizada por videoconferência

Com o objetivo de acompanhar a implementação da estratégia por meio do monitoramento dos objetivos, iniciativas, ações, indicadores e metas constantes do Planejamento Estratégico Institucional e seus desdobramentos; bem como verificar os resultados do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), membros do Comitê Gestor de Planejamento Estratégico e de Tecnologia da Informação e Comunicação (COGETIC), gestores, magistrados e servidores do Regional se reuniram na 4ª Reunião de Análise  da Estratégia (4ª RAE). O encontro foi realizado por videoconferência no último dia 12 de agosto, e contou com a participação de mais de 80 pessoas. 

Ao iniciar a reunião, o Diretor-Geral e Coordenador do Cogetic, José Machado dos Santos falou da importância de trabalhar de forma planejada e estratégica, e que as reuniões periódicas são um importante mecanismo para análise de contexto, orientações e encaminhamentos para a melhoria contínua do Regional tocantinense. “No Tocantins, trabalhar com qualidade e de forma planejada e estratégica não é novidade, isso vem ocorrendo mesmo antes da materialização do 1º ciclo do planejamento estratégico, em 2010. Essas reuniões de avaliação da estratégia envolvem todas as lideranças da organização, com vistas a assegurar o comprometimento de todos com o cumprimento dos objetivos e metas institucionais, de forma que todos os magistrados, servidores, colaboradores devem se manter antenados com o contexto externo e interno para ajudar a administração a continuar na direção certa e na velocidade adequada”, afirmou o diretor-geral. “As RAEs se constituem em instrumento eficaz e produtivo de monitoramento, análise, avaliação e de revisão de estratégias, além de serem fontes de aprendizado coletivo valiosas para a organização, possibilitando a responsabilização e o comprometimento das equipes com os resultados acordados”, complementou José Machado.

Também participando da reunião, o coordenador do Comitê Gestor Regional de Atenção e Priorização do Primeiro Grau de Jurisdição, juiz Wellington Magalhães falou sobre o plano de ação que abrange as atividades previstas, bem como fez um resumo do encontro realizado no último dia 5 de agosto, o qual envolveu todos os juízes eleitorais do Estado, com o objetivo de socializar as principais práticas a serem adotadas nas Eleições 2022.

Pauta

A apresentação dos itens da pauta foi realizada pela Assessora de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral, Silvia Helena Dias dos Santos, que mostrou os dados do monitoramento dos Indicadores Estratégicos/PETRE 2022, que já conta com 61,62% de execução. Já o programa de gestão 2021-2023 - que conta com 32 iniciativas estratégicas associadas aos 11 objetivos estratégicos -  já foi 68,6% executado, contabilizando 10 iniciativas já concluídas e as demais em andamento.

O encontro também contou com apresentação dos resultados da auditoria externa do Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO, realizada nos dias 8 e 9 de agosto, na qual o TRE-TO foi recomendado a manutenção da certificação ISO 9001 de excelência na gestão do processo eleitoral. Os principais pontos positivos destacados pela auditoria foram o detalhamento dos dados para o planejamento das eleições, utilização de ferramentas como o BI e novos sistemas (Qlik, GEL, SGIE), resultados de pesquisas de satisfação e feedback dos clientes. Outro ponto positivo ressaltado foi o comprometimento dos colaboradores.

Seguindo a pauta da 4ª RAE, foram analisados o desdobramento da Estratégia: a Gestão de Planos e Programas (SGP, SJI, STI e SADOR); os Resultado Parcial das Metas Nacionais 2022 e da consulta pública para as Metas 2023; além do estudo da Matriz SWOT, com informações sobre as quatro reuniões com as assessorias de planejamento para levantamento dos fatores internos e externos que impactam o TRE-TO.  

Também foram avaliadas as demandas dos Núcleos/Comitês/Comissões da Instância Interna de apoio à Governança - Ouvidoria, Comitê Gestor Regional de Atenção e Priorização do Primeiro Grau (CGRAPG), Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), Comissão de Conduta e Integridade (CCI), Comitê Gestor de Riscos e Continuidade de Negócio (CGRCN), Comitê Gestor de Riscos e Continuidade de Negócio (CGRCN) e Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES). 

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;;

8 - Aperfeiçoar mecanismos de governança; 

Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins


Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Norte, Conjunto 01, Lotes 01 e 02
Palmas-TO Brasil CEP: 77006-214
Tel:(+55-63) 3234-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

 Atendimento: das 13h às 19h

Acesso rápido