Comunidade Mumbuca receberá ação do Programa Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas
A programação conta com palestras e atendimento itinerante ao eleitor.
Seguindo na missão de ampliar o diálogo com os eleitores de todo o estado, promovendo a educação política da sociedade e incentivando a participação no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral chega nesta quarta-feira (27/04) à Comunidade Mumbuca, localizada no município de Mateiros, com o Programa Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas. Na oportunidade, a 26ª Zona Eleitoral também facilitará o acesso dos eleitores aos serviços cartorários com atendimento itinerante à comunidade.
A programação tem início às 9 horas, com a presença do juiz Jean Fernandes Barbosa de Castro, coordenador do programa, e da juíza membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Delícia Feitosa. Enriquecendo o debate, também participam da ação a professora Mônica Aparecida da Rocha Silva, Doutora em Ciências Sociais pela UnB, com a palestra ”Participação social, políticas públicas e desenvolvimento local”; e o professor Alex Pizzio da Silva, Doutor em Ciências Sociais pela Unisinos e pesquisador de comunidades tradicionais e quilombolas, que falará sobre o tema “Comunidades Quilombolas e representação política: uma ação necessária”.
Ao final do bate-papo, os servidores do cartório da 26ª Zona Eleitoral promoverão atendimento itinerante na comunidade, com a regularização de títulos, realização de transferências, revisão de cadastro e alistamento eleitoral de novos eleitores (1º título).
Programa
O Programa Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas visa promover a inclusão sociopolítica das comunidades quilombolas por meio de ações de educação que visam incentivar a participação mais efetiva dessas pessoas no processo eleitoral, seja como candidatos ou eleitores.
Confira a programação completa:
9h - Abertura
•Juiz Jean Fernandes Barbosa de Castro, Coordenador do Programa
9h30 - Tema:PARTICIPAÇÃOSOCIAL,POLÍTICASPÚBLICASE DESENVOLVIMENTO LOCAL
•Monica Aparecida da Rocha Silva
10h - Terna: COMUNIDADES QUILOMBOLAS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UMA AÇÃO NECESSÁRIA
•Professor Alex Pizzio
10h30- Plenária de perguntas e respostas
11h - Treinamento de eleitor (Umas Eletrônicas)
11h30 - Considerações finais. Encerramento.
Paulo Gualberto – estagiário Ascom/TRE-TO