Com audiência pública em universidade, Ouvidoria do TRE-TO dá início à projeto que fomenta o diálogo com a sociedade
Primeira ação do projeto contou com mais de 150 participantes em Araguaína.
Buscando ampliar a comunicação direta com a sociedade, a Justiça Eleitoral do Tocantins deu início, no último dia 28 de março, ao projeto Diálogos com a Ouvidoria Eleitoral do Tocantins: A Justiça Eleitoral a serviço da Cidadania. A iniciativa da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE/TO) fomenta a realização de audiências públicas para ouvir a comunidade e apresentar os serviços oferecidos ao cidadão.
Conforme destacou o servidor da ORE, Denilson Mariano, o projeto está alinhado à visão institucional do TRE-TO e o foco neste primeiro ano de ações é chegar ao maior número de unidades de ensino superior do interior do estado. “O projeto tem como escopo garantir ao cidadão tocantinense o pleno exercício do direito fundamental de acesso à informação e contribui para o cumprimento de um dos objetivos estratégicos do Tribunal, que é fomentar a educação política da sociedade; neste sentido, o projeto Diálogos com a Ouvidoria Eleitoral do Tocantins: A Justiça Eleitoral a serviço da Cidadaniase inclui perfeitamente”, afirmou.
Nesta terça e quarta-feira (28 e 29/03), a primeira edição do projeto aconteceu no Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) e na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína. Mais de 150 pessoas participaram da audiência, entre professores, alunos, pró-reitores e diretores das respectivas universidades.
“A partir de uma abordagem informativa e instrutiva, procurou-se esclarecer e sensibilizar os alunos quanto a importância e especificidade dos trabalhos desenvolvidos pelas ouvidorias; os alunos, por certo, ampliaram seus conhecimentos sobre essa temática e saíram mais esclarecidos sobre a importância e atribuições das ouvidorias”, avaliou professor Dr. Braz Batista Vas, chefe de gabinete da reitoria da UFNT.