Semana do Meio Ambiente: sustentabilidade é tema de encontro online no TRE-TO
Des. Eurípedes Lamounier abriu o encontro virtual realizado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES).
De 31 de maio a 5 de junho comemora-se a Semana do Meio Ambiente e para fomentar um momento de debate e conscientização, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (31/05), um bate-papo com os servidores. O presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier, abriu o encontro virtual realizado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES).
O evento teve início com apresentação do vídeo “Fazer as pazes com a natureza”, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em seguida, o presidente falou com os servidores sobre a importância da sustentabilidade - valor institucional do órgão. “Cuidar do meio ambiente e ser sustentável envolve a realização de pequenas ações todos os dias. Essas pequenas ações, quando praticadas por milhões ou bilhões de pessoas, provocam uma mudança radical na nossa qualidade de vida e na qualidade de vida das próximas gerações. E para isso acontecer, o primeiro passo é ter conhecimento. Isso porque o conhecimento liberta”, afirmou.
O presidente ainda convidou os participantes a conhecerem o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRE-TO para o exercício 2021-2026, o qual foi apresentado pela coordenadora do NUGES, Wagna Cristiane.
O PLS abrange 13 eixos temáticos, 14 objetivos sustentáveis, 23 metas e 23 indicadores para serem cumpridos entre 2021 e 2026. O documento está alinhado ao Planejamento Estratégico da instituição e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos, metas, indicadores e responsabilidades definidas, com prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação que permitem a inserção e priorização de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos nos processos de trabalho”, explicou Wagna Cristiane.
Encerrando o evento, o diretor-geral do TRE-TO, Francisco Cardoso, frisou aos cerca de 90 participantes do bate-papo online que pensar em sustentabilidade hoje não é uma questão de escolha, mas sim, uma necessidade. “Como eu posso contribuir? O que eu posso fazer? Faço um convite a todos então para refletir sobre esta questão. Como podemos ajudar a mudar a realidade em casa, no nosso ambiente de trabalho?”, disse.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Plano de Logística Sustentável do TRE-TO.
Lília Mara - ASCOM/TRE-TO