Parceiros pela vida: campanha encerra com participação ativa dos servidores do TRE - TO
Dez servidores do TRE - TO participaram da boa ação
Encerrou na tarde desta sexta-feira (29), a 2ª edição da campanha “Parceiros pela Vida”, realizada no estacionamento do Ministério Público Estadual (MPETO) através de uma unidade móvel da Hemorrede do Estado equipada para realizar os procedimentos de coleta de sangue e cadastro de voluntários para fazer parte do banco de medula óssea (link). A ação é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional de Saúde (CAOSAÚDE), e conta com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Justiça Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas do Estado e Sebrae.
Dez servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) atenderam o convite do serviço médico do Tribunal e Hemorrede e se voluntariaram para a coleta de sangue. O servidor Leonardo Selestino, já é doador de sangue e aproveitou a oportunidade para fazer o cadastro para o banco de medula óssea. Ele comentou sobre a importância da ação. “Como a doação de sangue é constante é importante sempre manter esse ato de solidariedade. É um passo que damos para melhorar a civilidade entre as pessoas, explica o servidor.
A coordenadora médica do TRE-TO, Mary Freire, mais uma vez agradeceu a participação dos servidores pela sensibilidade preocupação com o bem-estar coletivo. Se tivesse mais horários disponíveis teríamos mais voluntários, e isso mostra a consciência coletiva. A gente quer que as pessoas sejam doadoras frequentes. Quem doou nesta edição pode fazer o procedimento novamente, basta procurar uma das unidades da Hemorrede no Estado”, disse.
Doações
A Hemorrede no Tocantins abastece os 18 hospitais públicos estaduais e toda a rede de hospitais filantrópicos e hospitais privados e em decorrência da pandemia houve uma queda significativa no cadastro de doadores. Quem quiser doar poderá entrar em contato com o Hemocentro do Tocantins pelo 0800 642 8822.
Clique aqui e saiba o endereço dos núcleos de coleta de sangue no Estado
Requisitos para doar sangue;
- Apresentar documento oficial com foto
- Ter entre 16 (*) e 69 anos de idade - (*) jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório.
- O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação
- Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação