NUAI: Núcleo visa fortalecer valores institucionais que visam a promoção da acessibilidade e diversidade na Justiça Eleitoral do Tocantins
Ao todo, 10 servidores compõem a unidade permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins.
Instituído pela Resolução nº 515, de 3 de agosto de 2021, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (26/08). Ao todo, 10 servidores compõem a unidade permanente da Justiça Eleitoral do Tocantins que visa a aplicação prática no ambiente de trabalho de dois importantes valores institucionais: a acessibilidade e a diversidade.
Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo, Renata de Sena Vieira, apresentou aos colegas as diretrizes do Judiciário em relação à acessibilidade e inclusão, e pontuou quais são as principais atribuições do NUAI. Compete ao Núcleo, entre outras funções, implementar ações e projetos voltados à promoção de acessibilidade e inclusão; propor ações de sensibilização e capacitação dos servidores; assim como promover a difusão de uma cultura de inclusão social, estimulando o respeito às diferenças e a valorização da diversidade no contexto de trabalho. Também é responsabilidade do Núcleo zelar pelo cumprimento da legislação vigente relativa à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e dar suporte à Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI).
“Nosso objetivo é executar a Política de Inclusão e Acessibilidade do Tribunal. Vamos atuar em parceria com a CPAI, acompanhar os projetos que trabalham os valores da acessibilidade e diversidade, capacitar os servidores a respeito da temática e desenvolver outras ações e iniciativas que promovam a acessibilidade aos clientes internos e externos, como previsto no Programa de Gestão 2021-2023”, afirmou a coordenadora.
“Garantir a inclusão é garantir que todos tenham voz e vez. A missão deste Núcleo é fortalecer valores institucionais do Tribunal; estamos declarando o quão a gente se preocupa com a acessibilidade e a diversidade e o quanto valorizamos os valores da nossa instituição”, complementou o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos, reforçando que a acessibilidade e a inclusão dialogam com todas as áreas do Tribunal e será um trabalho realizado em conjunto com a área jurídica, de Gestão de Pessoas, da Administração, Informática etc.
Composição do NUAI:
ASPLAN-SGP: Renata de Sena Vieira (coordenadora)
Desenvolvimento Organizacional e Capacitação (substituto): Dourival Alves dos Reis Filho
Seção de Engenharia, Arquitetura, Projetos e Obras: Jorge Bernardino de Sousa Neto
Chefia do Cartório da 29ª Zona Eleitoral: Ana Cecília Catapan
Chefia de Gabinete da Presidência: Maria Vitória
Chefia de Gabinete da Diretoria-Geral: Helaine Christina Rocha Pinto
Chefia de Gabinete da CRE: Marisa Webler
Assistente III da ORE: Henrique Romero
Assistente da ASCOM: Maurílio Hoffmann
Servidor com deficiência, escolhido pela Presidência: Clairton Thomazi
Paula Bittencourt - ASCOM TRE-TO