Dia da Terra: adoção de práticas sustentáveis reduz impactos ambientais no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins
Sustentabilidade é um dos valores institucionais do TRE-TO.
Comemorado em 22 de abril, o Dia da Terra é uma data que representa a luta em defesa do meio ambiente e promove reflexões sobre como nossas ações impactam o ambiente em que vivemos. Muito além de sensibilização, o dia alerta para a necessidade de mudança de hábitos e uso sustentável dos recursos naturais.
No Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) a responsabilidade socioambiental é realidade desde 2016, com a implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS). O instrumento de gestão possibilita a adoção de práticas de sustentabilidade que visam a melhor eficiência do gasto público e redução dos impactos ambientais decorrentes das atividades do Tribunal.
Nos últimos cinco anos, o Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges) do TRE-TO, responsável pela elaboração do Plano de Logística Sustentável, desenvolveu projetos e ações resultantes na economia de mais de R$1,8 milhão aos cofres públicos, por meio da racionalização dos gastos e cumprimento das metas estabelecidas para os 11 eixos temáticos do PLS (gestão sustentável do papel, impressão, copos descartáveis, água mineral envazada, energia, água, combustível, compras e contratações sustentáveis, gestão de resíduos, capacitação e comunicação, e qualidade de vida no ambiente de trabalho).
Para o exercício 2021-2026, o PLS passa a contar com novas metas socioambientais e, dentre as novidades, está a inclusão de dois novos eixos temáticos, que dizem respeito à redução de gastos com veículos e vigilância.