Juíza de Araguaína se reúne com representantes emissoras de rádio e TV para tratar da propaganda eleitoral
Durante a reunião foram definidos os cabeças de rede de rádio e TV no município

Com a proximidade da veiculação da propaganda eleitoral no rádio e TV (início em 9/10), a juíza eleitoral da 1ª ZE de Araguaína, Umbelina Lopes se reuniu com representantes de emissoras de rádio e televisão para tratar do plano de mídia e definição dos cabeças de rede que veicularão as campanhas. Durante a reunião, realizada por videoconferência, também foram repassadas orientações sobre as vedações e fiscalização no município. O encontro virtual aconteceu nesta quarta-feira (30/9) e contou ainda com a participação do promotor eleitoral, Tarso Rizo e de representantes de partidos.
Durante a reunião, a juíza Umbelina Lopes falou do programa de combate à desinformação desenvolvido pela Justiça Eleitoral em todo o pais. “A Justiça Eleitoral tem se dedicado a campanhas de combate à desinformação e sobre a segurança do processo eletrônico de votação. Os candidatos e equipes de campanha devem evitar o discurso de ódio e a disseminação de notícias falsas para o bem da democracia”. A magistrada também destacou que os partidos estão se preparando para a gravação e produção dos programas a serem veiculados, e reforçou que deve ser observada a janela para o interprete de libras, de forma a garantir a acessibilidade a todos.
Na ocasião foram escolhidas as emissoras TV Anhanguera e Rádio Cidade para serem cabeças de rede na veiculação da propaganda eleitoral que se inicia no próximo dia 9/10 e encerra em 12 de novembro.
Fiscalização
Ainda durante a reunião, a magistrada destacou os principais pontos a serem observados sobre a propaganda eleitoral, destacando a Portaria de nº 004/2020/1ª ZE que instituiu a Comissão da Propaganda Eleitoral no âmbito da 1ª ZE, com atuação em observância na legislação vigente, especialmente ao que dispõe o artigo 19, da Resolução TSE nº 23.610/2019, a fim de fazer cessar a propaganda irregular.
“Vamos atuar com interferência mínima no debate, mas agindo de forma efetiva para coibir os excessos”, reforçou Umbelina Lopes.
Próxima reunião
Também por videoconferência, no próximo dia 6/10, às 16 horas acontecerá a reunião para sorteio da ordem de veiculação da Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na Televisão, bem como a elaboração do plano de mídia utilizando o sistema Horário Eleitoral da Justiça Eleitoral.
Eva Bandeira (ASCOM/TRE-TO)